Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pernambucanidade em Jogo



As equipes da Fliporto Digital e do Microsoft Innovation Center de Pernambuco desenvolveram a maratona premiada do conhecimento literário Pernambucanidade em jogo, baseada nas Antologias “Pernambuco, terra da poesia”, “Cronistas de Pernambuco” e “Panorâmica do conto em Pernambuco”. Além de diversão garantida, os participantes terão a oportunidade de conhecer muito das obras e dos autores pernambucanos. Vale a pena conferir!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Especialização em Literatura



Boas novas para todos aqueles que buscam mais conhecimentos sobre a literatura, não apenas como amantes dos bons textos, mas como profissionais da área. A FAFIRE acaba de divulgar para o próximo ano a realização de dois cursos de especialização relativos à temática, ambos com 370 horas de duração:

Cursos de Especialização em Literatura Brasileira e em Literatura Infanto-Juvenil.

Mais informações podem ser obtidas no site da instituição (www.fafire.br) ou pelo telefone (81) 2122-3500

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fantasticamente fantástico



Sem dúvida, o fantástico está intimamente ligado ao ficcional, em especial, àquele ligado voltado ao público juvenil. Então, nada mais oportuno do que conhecermos um pouco mais do gênero no I Encontro de Literatura Fantástica em Pernambuco, que terá lugar na UFPE nos próximos dias 3 e 4 de novembro. Haverá espaço para a apresentação de trabalhos, bem como serão conferidos certificados aos participantes. Maiores informações estão disponíveis em http://www.fantasticoempernambuco.blogspot.com/ ou por e-mail fantasticoempernambuco@gmail.com

Vale a pena conferir!

sábado, 17 de setembro de 2011

Dicas de leitura imperdíveis



Todos aqueles que apreciam a literatura infantil (e juvenil), a qualquer título de pretensão, não podem deixar de conhecer estas duas obras, as quais considero imprescindíveis para transitar com alguma propriedade nestas temáticas.

A primeira delas, Literatura Infantil Brasileira, de Leonardo Arroyos, é considerada como obra fundante dos estudos literários nacionais do segmento, tendo sido publicada originalmente em 1967. Para o nosso deleite, foi recentemente reeditada pela editora da Unesp (3a edição, 2011) e pode ser mais uma vez encontrada nas livrarias de todo o país. Ou,pela internet, diretamente no site www.editoraunesp.com.br
Vale a pena ler e ter na estante como preciosa relíquia.

A outra sugestão é Panorama histórico da Literatura Infantil/Juvenil - das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo, de Nelly Novaes Coelho, que podemos encontrar em sua 5a edição (revisada e ampliada), em publicação do selo Amarilys, da Editora Manole. Além de maravilhosa fonte de cultura geral, por seu caráter histórico-antropológico, este livro traz detalhada análise dos diversos momentos desta literatura ao longo de seu percurso cronológico. Também imperdível.

São obras que se complementam e fornecem rico material para aqueles que se dedicam (ou pretendem se dedicar) ao fascinante mundo na literatura infantil e juvenil. Fica a dica!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Um livro daqueles...


Sabe um daqueles livros que dá vontade de ler, reler e ler outra vez por que sempre temos algo de novo a descobrir a cada leitura? Você chama esses livros de Clássicos? Pois é, é justamente isso que podemos dizer de "Nos bastidores do imaginário: criação e literatura infantil e juvenil", de Anna Cláudia Ramos. Este texto é resultante do Curso de Mestrado em Ciência da Literatura, defendido em dezembro de 2005, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Partindo de três distintas visões - o de pesquisadora, o de escritora e o de leitora -, Anna Cláudia nos brinda com maravilhosas reflexões acerca de obras de mestres consagrados, como Ana Maria Machado, sua própria trajetória e o processo criativo de uma literatura que verdadeiramente dialogue com a alma da criança e do adolescente. Este é também um daqueles livros que a gente se orgulha de ter lido e que costuma dizer que adoraria ter escrito.
Se vale pena ler? Pena é não ler...
Para saber mais de sua vida e sua obra, recomendamos visitar o site oficial da autora: http://www.annaclaudiaramos.com.br/
Anna Cláudia Ramos foi presidente e, atualmente, toma parte no Conselho Consultivo da AEILIJ - Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Plano Nacional do Livro e da Leitura - PNLL



No último dia 1 de setembro, foi promulgado o Decreto n. 7.559 que trata do Plano Nacional do Livro e da Leitura - PNLL, que, segundo o próprio texto legal, "consiste em estratégia permanente de planejamento, apoio, articulação e referência para a execução de ações voltadas para o fomento da leitura no País".
Dentre os objetivos do PNLL estão a democratização do acesso ao livro e o desenvolvimento da economia do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia nacional.
Cabe-nos, então, mais que torcemos para que este Plano Nacional seja exitoso, colaborar ativa e efetivamente para a sua consecução, o que, sem dúvida, contribuirá decisivamente para a construção de um país mais justo e com igualdade de oportunidades para todos. Afinal, sabemos - desde há muito - que um país se constrói, também, com leitores capazes e conscientes, bem como com livros.
Para iniciarmos a caminhada, convido-os a conhecer o texto deste Decreto em sua íntegra, disponível aqui.

Um pernambucano que ganhou e deu asas à imaginação


De 21 de setembro a 27 de novembro do corrente ano (de 3a à 6a feira, das 09 às 18h e nos sábados e domingos, das 12 às 18h), o Centro Cultural dos Correios no Recife estará de portas abertas para receber os visitantes da exposição "Imagem e leitura: uma visão nordestina", do artista pernambucano Jô Oliveira.
De 21 a 25/09, o autor estará presente para interação com o público em geral e com alunos de escolas agendadas (agendamento pelo telefone 8617-1554, com Roberta).
Ainda no dia 25/09, das 15 às 17h, o autor receberá a também escritora Lenice Gomes, para um animado bate-papo sobre este mundo do imaginário e da literatura infantil.
Vale a pena conferir!
Maiores informações pelos telefones: (81) 3424-1935 e 3424-5739.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Quem já não sonhou em pegar um pedacinho do céu?



"Com as mãos cheias de céu", Lygia Boudoux conquistou o 1o lugar do Prêmio Elita Ferreira - edição 2010, promovido pela Academia Pernambucana de Letras e patrocinado pela Editora Bagaço. A história narra as aventuras da menina Layla e de Virgílio, um belo gato siamês que a acompanha em suas muitas brincadeiras. Certo dia, enquanto brincavam no jardim da casa onde residem, eles descobrem uma porta que os leva a interagir com personagens com as mais distintas personalidades, dentre estes Catão, um ogro. E, de personagem em personagem, terminam por encontrar uma gentil Senhora, que lhes apresenta uma Rosa Poética... Ao despertar desta viagem, ainda no jardim, Layla é avisada por sua avó que os seus amiguinhos já chegaram para a sua festa de aniversário. Então, a vovó lhe pergunta sobre aquelas estranhas pétalas de rosa. Layla não tem palavras para descrever o que vivera e sentira. Tudo o que consegue dizer é que trouxe o céu nas mãos... Vale a pena ler!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Lobato fez escola



II FESTIVAL DE LITERATURA INFANTIL

De 01 a 04 de setembro, a cidade de Monteiro Lobato, interior de São Paulo, promove o II Festival de Literatura Infantil. O evento visa incentivar a leitura e promover o encontro entre escritores e o público. Realizado pelo segundo ano, destaca as obras literárias do universo infantil e comemora o legado do escritor José Bento Monteiro Lobato, que completa 100 anos desde seu retorno ao povoado de Buquira, período considerado o seu “nascimento” como escritor e criação de suas principais obras literárias: Urupês, Jeca Tutu e o fantástico Sítio do Picapau Amarelo.

Entre os convidados para o festival, o escritor Alonso Alvares, vencedor do Prêmio Jabuti, as escritoras Teca Bendini, Stefânia Andrade, Ednalva Pereira, Marcela Lira, Cristina Hernandes, integrante da Academia Joseense de Letras, o ator e contador de histórias João Acaiabe, os lobatólogos Oiram Antonini e Nelson Somma Junior, o escritor e cantor Gabriel O Pensador, além de outros escritores e atrações artísticas.

Maiores informações em: www.monteirolobato.sp.gov.br , ou pelo telefone: (12) 3979-1314

Programação da VIII Bienal de Pernambuco


Com o tema “Literatura e Cidadania”, a oitava edição da Bienal Internacional do Livro traz para o Estado, no final de setembro, grandes escritores do país e do exterior. Este ano, o terceiro maior evento do gênero no Brasil, que recebeu em 2009 mais de 600 mil pessoas, presta homenagem ao centenário de Mauro Mota e ao autor Ronaldo Correia de Brito.

A programação completa do evento, que acontece de 23 de setembro a 2 de outubro de 2001, já está disponível e pode ser acessada aqui.