Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!

domingo, 28 de outubro de 2012

Monstruosidades...

A edição n. 54 do Correio Criança, que circula neste domingo, traz uma série de matérias sobre curiosidades e histórias incríveis de fantasmas e outras monstruosidades. O suplemento completo pode ser acessado aqui. E na seção "Conte um conto", uma história pra lá de original de Alexandre de Castro Gomes, o Alex. Para saber mais do mundo e das andanças deste escritor, visitem: http://alexandredecastrogomes.blogspot.com.br/


domingo, 21 de outubro de 2012

O TEATRO ENCANTADO DE MARIA CLARA MACHADO


FACULDADE DE OLINDA, FOCCA SEMANA DE LETRAS 2012

II JORNADA DE LETRAS: O TEATRO ENCANTADO DE MARIA CLARA MACHADO
AUDITÓRIO DA FOCCA: 22 A 26 DE OUTUBRO das 08h às 12h

"Não sei definir meu trabalho, eu crio a partir do zero, é vocação, nasci para fazer isso (...). Um poeta não escreve assim por causa daquilo. Somos intuitivos, é uma questão de momento". Maria Clara Machado, 1921-2001.

TEMÁTICAS:

Ler se Aprende Brincando com as Palavras
O Livro e a Literatura: Imaginação e Prazer
A Linguagem: o Despertar da Criança Leitora
O Teatro: Palco Aberto ao Encantamento
Língua e Arte: Diálogos Culturais

Programação:

SEG 22-10
Sulanita Bandeira (FOCCA): A história da leitura ou a leitura da história?
Wanda Cardoso (FOCCA)
Ronaldo Cordeiro (FOCCA): Mesmo no Inglês o Latim está presente
Alunado do 2º Período de Letras: Os Quatro Pilares da Educação

TER 23-10
Elizabeth Carvalho (FOCCA): Fábula Brasileira: a formiga é sempre corajosa, seja em poesia ou prosa
Ana Luísa Calado (FOCCA): Encantamento Docente: A Arte de Ser e Entreter
Fernanda Loiola (EAD UFRPE): Distúrbio da Aprendizagem

QUA 24-10
Rilda Barros (FOCCA)
Patrícia Lira (FOCCA): Alice e Humpty Dumpty: A Lógica do Sentido
Belkyria Gulard (FUNESO): “Meu Guri”: uma Análise à Luz da Teoria da Semiótica
Amaro Poeta (Academia de Letras do Paulista ALIPA)

QUI 25-10
Telma Dutra (FOCCA): O Letramento Literário na Escola
Francisco Mesquita (FUNESO): Um Teatro para Crianças (e Adultos): No Tablado, com Maria Clara Machado
Lepê Correia (SEC/PE)

SEX 26-10
Nelma Gomes (FOCCA)
Adilson Jardim (FAESC): A "Gramática da Fantasia", de Gianni Rodari
Bernadete Bruto (UBE): Recital: Um Coração que Canta como Qualquer Outro

domingo, 14 de outubro de 2012

Quando sonhamos juntos, torna-se realidade!

Algumas ideias nascem de sonhos individuais e logo ganham vida própria, pelo que já não podem ser atribuídas a esta ou àquela pessoa em particular, pois dão vazão a um querer coletivo e para o qual muitos dedicam suas melhores energias. Deste modo surgiu a Casa do Livro Infantil e da Leitura de Olinda, a CLILO, que carinhosamente chamamos simplesmente de CASA.

O símbolo da CLILO traz cinco crianças muito diferentes entre si, compartilhando livros para formar uma estrela de cinco pontas, que as une, confere-lhes unidade. E é justamente a diversidade de nosso povo, nossa maior riqueza, nossa maior força. Com a participação de muitos parceiros, demos vida à CASA e, com a participação de todos,  este espaço terá vida longa. A estrela nos remete ao céu, aos sonhos a serem conquistados, aos horizontes a trilhar, mas, também, significa a luz que guiará a caminhada. Faz, ainda, alusão aos maracatus e cirandas, tão típicos de Pernambuco, unindo, de modo todo especial, a tradição e as novas gerações. Junte-se a nós nesta caminhada, sua colaboração é importante e será mais que bem vinda. Em breve, noticiaremos algumas formas para a sua contribuição aos própósitos da CASA.

Nosso muito obrigado, a CLILO agradece!



Todos nós que fazemos a CLILO temos muito o que agradecer, por tudo o que já foi realizado e pelo muito que ainda temos a realizar. E tal somente se faz possível com o desprendimento e a generosidade de algumas pessoas.

Dentre as colaborações que temos recebido para a formação dos acervos da CASA, escolhemos uma - muito especial - para que receba, em seu nome e em nome dos demais, o nosso reconhecimento e agradecimento público. O nosso muito obrigado de hoje vai para a escritora e ilustradora Sandra Ronca, que nos enviou um exemplar do seu livro "Coitada da raposa!", com texto e ilustrações da autora. Em amável dedicatória, ela nos explica o significado da escolha deste livro para nos presentear:

"E viva! A CLILO chegou! Começando do início... Este é o primeiro livro que escrevi e ilustrei. Por isso, o escolhi para desejar à CLILO uma vida longa e cheia de leitores. Sucesso! E viva o poder transformador da leitura e da arte! Multiplicadores! Com carinho, Sandra Ronca (17/10/2012)"

Sandra, receba o nosso carinho. Que os seus desejos retornem na forma de muita, mas muita inspiração mesmo, para que muitas outras belas histórias tenham vida. Que o sol e as cores de Olinda sejam inspiradores para todos os que, de algum modo, se aproximarem da CLILO. A CASA estará sempre aberta para você e para todos os criadores que se dedicam a levar o melhor da LIJ para as nossas crianças. Sejam mais que bem vindos. A CASA é sua.

sábado, 13 de outubro de 2012

Casa do Livro Infantil e da Leitura de Olinda (CLILO)


É com satisfação que comunico a abertura da Casa do Livro Infantil e da Leitura de Olinda, a CLILO, que sérá entregue à cidade de Olinda, nesta 4a feira próxima, dia 17/outubro.

A CLILO nasceu como um sonho que foi abarcado pela Fliporto e por parceiros como a Fundação Carlos Chagas (FCC), por intermédio do Programa Livros para Todos, pelas Entidades da panificação de Pernambuco (E-pão), pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil (AEILIJ) e conta com o inestimável apoio da Empetur.

A CASA, como carinhosamente chamamos, está localizada em pleno centro histórico de Olinda, no Largo do Amparo, 310, razão pela qual esperamos passe a integrar o circuito cultural e turístico do município. Contando com duas bibliotecas especializadas, uma para os menores (de 0 a 4 anos) e outra para os maiores (5 anos ou mais), uma sala para exposições e um ambiente para oficinas, suas ações estarão voltadas para a formação de leitores e para a valorização do livro e da leitura.

Além de atender as crianças da vizinhança, uma vez que está situada entre as comunidades de Guadalupe e do Amparo, a CASA pretende, também e principalmente, atender alunos das séries iniciais da rede pública de ensino do município. Está em elaboração um projeto de voluntariado, bem como um calendário de atividades que estará aberto a contribuições de criadores de textos e imagens, de todo o território nacional.

Bons frutos virão. O nosso muito obrigado a todos aqueles que dedicaram seus melhores esforços para que o projeto ganhasse vida, bem como para que alcance sustentabilidade. Vida longa à CLILO! Que venham muitas outras CASAS dedicadas à leitura, à LIJ e às crianças pernambucanas.

Minas - Pernambuco: Sempre um papo!


domingo, 7 de outubro de 2012

Peripécias à toda prova



Vale a pena conferir o espetáculo teatral que narra as muitas peripécias do Pedro Malasartes, nos próximos dias 13 e 14 de outubro, sempre às 19h, no Teatro Ariano Suassuna (Colégio Souza Leão - Candeias).

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Parceria AEILIJ + Rede Globo Nordeste + Fliporto


A segunda edição do projeto "Brincar de escrever", iniciativa da Rede Globo Nordeste, contará com a parceria da AEILIJ e da Fliporto. As 20 melhores histórias serão publicadas na forma de livro impresso e os seus autores participarão de uma sessão na Fliporto Criança (dia 16/11, 6a feira, às 15h). Todas as histórias concorrentes tomarão parte em um lindo livro baseado na internet.

Assim como no ano passado,  no período de 02 a 15 deste mês, haverá uma arena do projeto no Shopping Center Recife, que estará aberta para as inscrições e para a votação do público. As inscrições e a votação popular para as melhores histórias, assim como as demais informações da promoção, dentre estes o regulamento do concurso e a programação das atividades da arena (mediação de leitura, sessões de ilustração ao vivo e muito mais), estão disponíveis em www.brincardeescrever.com.br.

A primeira etapa técnica do processo seletivo estará a cargo de associados da AEILIJ, com a participação de autores de todo o país. A avaliação final dos trabalhos, bem como o júri especializado, será realizado com a participação de associados da regional Pernambuco, sob a condução do escritor Antonio Nunes (Tonton), coordenador de literatura infantil e juvenil da Fliporto e da AEILIJ/PE.

Vale a pena conferir, divulgar e participar!