Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Um outro mundo...

Imaginem se o destino da humanidade estivesse nas mãos das crianças. Creio que um outro mundo seria possível... ou não! Vale a pena conferir o conto "Geopolítica infantil", publicado na última edição do Correio Criança e que abaixo reproduzimos.


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Um exemplo de belo trabalho acadêmico a ser seguido


Sob a organização das Profas. Eliane Debus, Simone Cintra e Maria Laura P. Spengler, já está disponível na internet o "Literatura Infantil e Juvenil produzida em Santa Catarina", um bem estruturado portal que apresenta um vasto mapeamento da produção literária deste estado voltado para o público em questão. Além de contar com biografias dos autores nascidos em solo catarinense e daqueles que adotaram o estado por residência, há um conjunto de resenhas de suas obras. Sem dúvida um exemplo a ser seguido nos outros estados da federação. Vale a pena conferir!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Senta que lá vem a história...

No próximo dia 27 de abril, sábado, na Livraria Jaqueira, teremos uma grande maratona de Contação de Histórias. A programação terá início pela manhã (às 9 horas) e se estenderá até o final da tarde. Muita coisa boa. Vale a pena conferir e levar a garotada.  A entrada será a doação de artigos de higiene pessoal que serão destinados ao Hospital do Câncer de Pernambuco. Ah, aproveitem a visita à livraria e presenteiem as crianças com um bom livro. Fica a dica!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Parcerias sólidas e duradouras


Estabelecer parcerias sólidas e duradouras é uma das diretrizes da Casa do Livro Infantil e da Leitura de Olinda (CLILO) ou, simplesmente, da Casa de Olinda, como carinhosamente a chamamos.

Além de realizarmos atendimentos às crianças da circunvizinhança, das redes públicas e privadas de ensino de Olinda, a Casa está aberta a visitações outras, sob agendamento prévio (fone: 81 3494 6488). Com o apoio das Entidades de Panificação de Pernambuco (E-pão), todas as crianças atendidas pela CLILO recebem, individualmente, gostosos lanches preparados com muito carinho. Assim, contribuímos para a formação de leitores-cidadãos, provendo-lhes alimentos para o corpo e para a mente.

Esta parceria foi renovada para mais um período anual, quando da recente visita dos diretores da E-pão à CLILO, durante a semana de atividades relativas ao Dia Internacional do Livro Infantil (celebrado em 02 de abril, em homenagem ao nascimento de Hans Christian Andersen, considerado o patrono da LIJ mundial). Na foto acima, da esquerda para a direita, temos: Otávio Portella, Cristina Santos, Tonton, Betânia Duarte (Coordenadora pedagógica da CLILO), Paulo Pereira Filho e José Cosme da Silva.

Agradecemos a todos os que fazem a E-pão, em especial aos seus diretores, por renovarem a confiança em nosso trabalho e diante do desejo expresso de, com a nossa contribuição, darem vida a outras Casas do Livro Infantil e da Leitura por todo o Pernambuco. Oxalá que estas novas casas possam estar disponíveis e atendendo muitas outras crianças pernambucanas muito em breve!

Novas parcerias são mais que bem vindas. Entrem em contato conosco. Aproveitem e agendem, também, a sua visita à CLILO.