Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Joyce para crianças


Além do grandioso - inclusive em volume de páginas - romance "Ulisses", o escritor escocês James Joyce (1882-1941) deixou dois lindos contos destinados ao seu único neto: Stephen. Por sinal, ambos tendo como elemento central gatos. Um destes é o belíssimo "Os gatos de Copenhague", um texto inusitado e bem-humorado, que demonstra a criatividade do autor a partir de elementos mínimos. O outro, é "O gato e o diabo", ambos publicados no Brasil pela Iluminuras. Vale a pena conferir!



terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Para crianças e crianças de todas as idades...

O público pernambucano terá a oportunidade de assistir a belos espetáculos neste final de semana, como parte da programação do projeto "Janeiro de Grandes Espetáculos", cuja programação completa pode ser conferida aqui. Recomendo dois destes. O primeiro dos espetáculos é o "Era uma vez... Grimm", um musical de Tim Rescala e José Mauro Brandt, que dispensam maiores apresentações. O segundo, é "O menino da gaiola", do pernambucano Cleyton Cabral. Vale a pena conferir!




Apresentação Infantil

Quando: 18 e 19 de janeiro (sábado e domingo)
Que horas: 16h30
Entrada: R$ 20,00 e R$ 10,00
Local: Teatro de Santa Isabel
Duração da peça: 1h10min
Indicação: a partir de 10 anos

Ficha Técnica

Autores: José Mauro Brant e Tim Rescala.
Adaptação: José Mauro Brant.
Direção geral: José Mauro Brant e Sueli Guerra.
Direção de movimento: Sueli Guerra.
Direção técnica: Kátia Barreto.
Iluminação: Paula César Medeiros.
Música original: Tim Rescala.
Figurinos e cenário: Ney Madeira, Dani Vidal e Pati Faedo – Espetacular Produções!
Animação gráfica: Renato e Ricardo Vilarouca, a partir de desenhos do ilustrador Rui de Oliveira.
Elenco: Chiara Santoro, Janaína Azevedo, José Mauro Brant e Wladimir Pinheiro.



Confiram os demais espetáculos da programação. Há muito mais coisas boas a conferir!

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Ilustra Recife - vale a pena conferir!



O Museu Murillo La Greca inaugura na próxima quinta-feira, dia 09/01/2014, às 19h a primeira edição da mostra coletiva Ilustra Recife. A exposição apresenta de forma didática o processo e espaço criativo de diversos ilustradores de cidade, expondo fotografias dos ateliês, rascunhos, esboços e desenhos, assim como o produto final no qual o desenho, pintura, colagem foram aplicados. A exposição é uma ação coletiva, elaborada de forma experimental por toda a equipe do Museu Murillo La Greca, envolvendo a participação de toda a equipe do educativo, coordenação e demais funcionários. Contando também com a participação de João Lin na curadoria. A exposição conta com a participação dos seguintes artistas: Anabella Lopez, Bárbara Melo, Beto França, Camilo Maia, Eduardo Santos, Fernanda Simionato, Laerte Silvino, Liz França, Márcio Vieira, Rosinha, Simone Mendes, Valeria Rey Soto e Hassan Santos. Podemos acompanhar desde a ilustração de Livros didáticos, como é o caso da obra de Murillo La Greca referente ao arcabuzamento de Frei Caneca que ilustra diversos livros que narram a história de Pernambuco, como as xilogravuras de Rosinha, as colagens de Barbara Melo e as aquarelas de Simone Mendes, entre tantas outras formas de expressão. A programação da mostra, que perdurará até o dia 30 de março/14, contará também com mesas e debates acerca de temáticas relativas à ilustração desde seu espaço mercadológico, sobre suas diversas possibilidades de produção, até paradoxos como ilustração manual x digital. Para esses debates serão convidados tanto os ilustradores da mostra quanto profissionais envolvidos neste universo. 

Duração: 09/01/2014 à 30/03/2014. 
Horário de funcionamento: de terça à sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. 
Maiores informações: educativommlg@gmail.com / murillolagreca@gmail.com 
Pelos fones: (81) 3355-3126 | 3127 | 3129

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

II Prêmio Pernambuco de Literatura - inscrições abertas


Estão abertas as inscrições do II Prêmio Pernambuco de Literatura, de 02 de janeiro a 02 de março de 2014. O edital completo pode ser acessado aqui.

Prêmio CEPE de literatura infantil e juvenil 2013 - resultado


CATEGORIA INFANTIL
 Primeiro lugar:
As patuscadas de um pequeno livro infantil (Patuscada? O que é patuscada?). Pseudônimo: Professora Julinha. Autora: Lilian Deise de Andrade Guinski. Curitiba. Paraná.
 Segundo lugar:
Alguém viu minha mãe? Pseudônimo: João Grilo. Autor: André Telucazu Kondo. São Paulo. São Paulo.
 Terceiro lugar:
A Vila Formosa. Pseudônonimo: Maria Flor. Autor: José Victor de Souza Junior. Recife.Pernambuco.

CATEGORIA JUVENIL
Primeiro lugar:
Dias de tempestade. Pseudônimo: Aduke. Autora: Jurema Couto Vasques. Santos. São Paulo.
Segundo lugar:
A Guardiã – A Chave do Tempo. Pseudônimo: I. M. Albuquerque. Autora: Isabela Albuquerque Maranhão. Goiânia. Goiás.
Terceiro lugar:
A menina da Lagoa de Cristal. Pseudônimo: Estrela Dalva. Autora: Claudia Regina Lopes Lins. Maceió. Alagoas

MENÇÃO HONROSA
Confabulando em cordel. Pseudônimo: Cordélia. Autora: Lêda Rejane Accioly Sellaro. Recife. Pernambuco.