Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!

sábado, 7 de julho de 2012

Edição Especial: Literatura Infantil


Prezados amigos,

Apesar de viver uma epopeia pelos aeroportos brasileiros na semana que passou, tive a grata satisfação de  trazer na bagagem, como leitura de bordo, um exemplar muito especial da Revista Educação: uma edição exclusiva, inteiramente dedicada à Literatura Infantil. Imprescindível para aqueles que lidam ou pretendem lidar com a temática. Serei breve (o cansaço da viagem não me permite ir além, mas a importância que atribuo à grata descoberta desta revista em uma banca de aeroporto, me faz postar ainda hoje esta notícia). Recomendo a cuidadosa leitura dos artigos, que percorrem, de modo sólido e claro, distintos aspectos da literatura infantil.

Pois bem, passemos à informação. A revista traz seis artigos que tratam, respectivamente, dos seguintes temas (e títulos das matérias), os quais enumero a seguir

1. O livro lúdico (Ler: uma brincadeira e tanto);
2. Relação texto e imagem (As marcas da palavra e da ilustração);
3. Poesia (Generosa poesia);
4. Prosa (Surpresa, captura e envolvimento);
5. História em Quadrinhos (Linguagem e leitura no mundo dos quadrinhos);
6. O livro na escola (A hora e a vez dos livros de literatura).

Li e reli toda a revista durante os voos e esperas nos saguões dos aeroportos. Dentre os textos, todos muito valiosos, destaco os de n. 2, 4 e 6. Excelentes!

Por fim, ainda que ao início da Revista, há uma bela resenha histórica sobre a produção da literatura infantil no Brasil, a cargo da Profa. Ligia Cademartori. Vale a pena correr (ou encomendar) à banca mais próxima.

Em tempo: a Revista Educação é uma publicação da Editora Segmento (Preço nas bancas: R$ 12,90)

7 comentários:

  1. Fantástica publicação! A matéria sobre História em quadrinhos é esclarecedora.

    ResponderExcluir
  2. Tonton,
    essa edição é do mês de Julho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição está nas bancas, Laura. Creio que terá facilidade em encontrá-la, pois é uma número especial. Se é deste mês, não sei dizer. Abs e obg pelo interesse.

      Excluir
  3. Não por isso, Chris. A finalidade do blog é justamente esta: compartilhar informações úteis sobre a LIJ brasileira. Abs

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa noite... Adquiri a revista e estou encantada com o conteúdo. De altíssima qualidade. Estudo e pesquiso leitura, literatura infantil e afins. Faço parte de um projeto do Observatório de Educação / Inep - Escrileituras - um modo de ler-escrever em meio a vida e por meio dele desenvolvemos oficinas de escrita/leituras com crianças dos anos iniciais. Parabéns pela indicação da publicação. Janete Marcia do Nascimento / Toledo / Paraná / Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janete, grato pelo comentário. Sugiro, se já não for o caso, conhecer também o blog da Regional da AEILIJ-PR: http://aeilij-parana.blogspot.com/
      Mantenha contato, precisamos receber opiniões sobre a qualidade do conteúdo de nosso blog, bem como receber sugestôes, críticas, dicas. O espaço é de todos os que se dedicam à Lij. Abraço, desta terra de frevo, maracatu e LIJ da melhor qualidade, Tonton

      Excluir