Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Espaço Pasárgada recebe exposição do fotógrafo Jean-Louis Gonterre


Intitulada “Aglaé”, a mostra reúne 20 fotografias baseadas na literatura infantil
Gilberto Tenório

Uma ficção fotográfica baseada na literatura infanto-juvenil de Martine - projeto dos franceses Jean-Louis Gonterre e da artista plástica Catherine Baas. Assim pode ser definida a exposição Aglaé - conjunto de 20 fotografias suavemente coloridas que narram o mundo imaginário de uma menina de 13 anos, seu universo doméstico e a sua futura obrigação de mulher destinada a zelar por uma família e pelos bons modos.

O ponto de partida para a narrativa onírica e fictícia da menina Aglaé está no início do século XVIII, nas escolas para moças e na educação da mulher perfeita. Escolas de comportamento onde o ser humano feminino, antes mesmo de se tornar uma mulher, seria destinada aos bons modos, aos bons hábitos, às prendas domésticas e, principalmente, à devoção familiar.

A exposição ficará em cartaz no Espaço Pasárgada até o dia 30 de junho. Além da cidade do Recife a mostra esta em cartaz na Galeria Hartmann, em Barcelona.

Workshop - Ainda dentro da programação, Jean-Louis Gonterre dará uma palestra na próxima quarta (08 de junho) sobre fotografia social com o tema “Não desabe os clichês à moda, mas procure a humanidade”. O fotógrafo dividirá a mesa com o professor, escritor e mestre em Literatura, Hugo Monteiro Ferreira. Juntos, eles irão debater as nuances da literatura infantil e sua relação com outras linguagens.

Na quinta (09 de junho), será realizado o workshop “Leitura da imagem fotográfica”, voltado para estudantes de escolas públicas de 12 a 14 anos. A aula será ministrada pelo fotógrafo e pela mestre em Literatura e crítica literária, Fabiana Móes. O curso discutirá temas como leitura da imagem, exibição da imagem e como os jovens se enxergam nas obras e vice-versa. A ficha de inscrição pode ser acessada aqui

Serviço
Exposição fotográfica
Abertura: 7 de junho, terça-feira, às 19h
Visitação: 8 a 30 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 17h - público em geral e das 19h às 21h - grupos agendados de escolas públicas

Palestra - Fotografia social - Não desabe os clichês à moda, mas procure a humanidade
Data: 8 de junho, quarta-feira, às 19h
Palestrantes: Jean-Louis Gonterre e Hugo Monteiro Ferreira

Workshop - Leitura da imagem fotográfica com Jean-Louis Gonterre e Fabiana Móes
Data: 9 de junho, quinta-feira, 14h às 17h
Público-alvo: estudantes de 12 a 14 anos (20 vagas)
Local: Espaço Pasárgada. Rua da União, 263. Boa Vista
Informações: 3184-3091
A entrada para todas as atividades é gratuita.

Com informações do site da FUNDARPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário