Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!

sábado, 17 de setembro de 2011

Dicas de leitura imperdíveis



Todos aqueles que apreciam a literatura infantil (e juvenil), a qualquer título de pretensão, não podem deixar de conhecer estas duas obras, as quais considero imprescindíveis para transitar com alguma propriedade nestas temáticas.

A primeira delas, Literatura Infantil Brasileira, de Leonardo Arroyos, é considerada como obra fundante dos estudos literários nacionais do segmento, tendo sido publicada originalmente em 1967. Para o nosso deleite, foi recentemente reeditada pela editora da Unesp (3a edição, 2011) e pode ser mais uma vez encontrada nas livrarias de todo o país. Ou,pela internet, diretamente no site www.editoraunesp.com.br
Vale a pena ler e ter na estante como preciosa relíquia.

A outra sugestão é Panorama histórico da Literatura Infantil/Juvenil - das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo, de Nelly Novaes Coelho, que podemos encontrar em sua 5a edição (revisada e ampliada), em publicação do selo Amarilys, da Editora Manole. Além de maravilhosa fonte de cultura geral, por seu caráter histórico-antropológico, este livro traz detalhada análise dos diversos momentos desta literatura ao longo de seu percurso cronológico. Também imperdível.

São obras que se complementam e fornecem rico material para aqueles que se dedicam (ou pretendem se dedicar) ao fascinante mundo na literatura infantil e juvenil. Fica a dica!

Um comentário:

  1. Adorei ler isso! "Literatura Infantil Brasileira" é um título que não pode faltar nas nossas estantes. VOu adquirir o meu já! Só você mesmo, Tonton, para nos presentear com tanta notícia boa. Abração!

    ResponderExcluir