Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Um outro olhar é possível


Não apenas as ciências "psi" têm muito a dizer sobre a literatura. Neste segmento, boas sugestões de leitura não faltam. Desde o consagrado "A psicanálise dos contos de fadas", de Bruno Bettelheim (São Paulo: Paz e Terra), passando por "O conto na psicopedagogia", de Jean-Marie-Gillig (Porto Alegre: Artmed), até "O feminino nos contos de fadas", de Marie-Louise von Franz (Petrópolis: Vozes).

Há muito vêm se difundindo um novo olhar sobre a literatura: o jurídico. Sabemos que as obras de Machado de Assis e de Aluísio de Azevedo cabem bem nesta análise. Mas, caberiam também neste contexto os textos destinados ao público infantil?

Laura K., seguidora deste blog, afirma que sim e nos enviou a sugestão de dois vídeos da TV Justiça, nos quais se discute as relações entre o Direito e os Contos de Fadas. Essa dica, ela fez questão de partilhar conosco. Seguem os links para os videos:
primeiro vídeo e segundo vídeo.

Um comentário:

  1. Com ressalva que as interpretações são feitas de acordo com a atualidade. Com certeza eram outras no passado e serão diversas no futuro, tal como aconteceu aos contos de fadas enquanto são reescritos por anos e anos. É essa transformação entre as gerações que me conquista.

    ResponderExcluir