Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Confissões...


Com que satisfação se inicia a minha semana, em especial no aspecto literário. Acabo de chegar de João Pessoa, de uma gostosa e já saudosa visita aos meus pais. Sempre que possível temos com eles, para que possam acompanhar o crescimento da neta mais nova, minha florzinha, Ana Clara. De lá, trouxe na bagagem, além do revigorante aconchego da família, um presente maravilhoso para quem dedica significativa parte de seu cotidiano à literatura infantil e juvenil. Ganhei de meu pai um exemplar da "Crestomatia", da qual ele tanto falava e eu tanto ouvia, com o desejo de - um dia - tê-la em mãos. Finalmente, este dia chegou!

E, agorinha mesmo, quando acabo de chegar ao edifício onde resido, eis que o porteiro me entrega o envelope com um exemplar de "Confesso que li", organizado por Yó Limeira e pela querida Neide Medeiros Santos. Esta última, que me remeteu a preciosidade, em cartinha mui amável diz que este "... não é um livro infantil, mas os escritores paraibanos falam de suas leituras feitas na infância e adolescência, alguns de forma bem descontraída, outros mais formais. A poeticidade está presente em muitos textos... Espero que você goste."

Confesso que deixei tudo o mais de lado e o folheei, com avidez, pra cá e para acolá. Se irei gostar? Posso dizer que adorei o presente, o que já li e o que lerei nas páginas seguintes, pelo que posso me atrever a recomendar ou sugerir que projetos semelhantes ganhem corpo por todo o Brasil. Quem sabe mundo afora? Grandes descobertas virão. Podem estar certos disso, pois há o relato de 34 escritores de diversas gerações. Peço sua licença: há belas páginas a desvendar (e com ricas ilustrações de capas de livros, gibis e tanto mais do imaginário desses leitores/escritores).

Referência completa: LIMEIRA, Yó, SANTOS, Neide Medeiros (org.) Confesso que li. João Pessoa: Ideia, 2012. 221 p. il. (ISBN 9788575396599)

Nenhum comentário:

Postar um comentário