Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Encontraram-se em terras pernambucanas...


Fruto do inesperado encontro entre um escritor egípcio e uma artística plástica espanhola nas ladeiras de Olinda, O Burro Errante é um desses livros difíceis de classificar. Apesar de se encaixar no gênero infantojuvenil, por causa do formato e do estilo utilizado, a obra, definida pelo autor como uma “autoburrografia”, consegue comunicar a leitores de todas as idades, tanto pela delicadeza das aquarelas de Valeria Rey Soto, como pelas perguntas que levanta sobre nosso jeito de enxergar o mundo.

O conto narra as andanças e aprendizagens de um jovem burrinho que deixa sua terra para conhecer o mundo e acaba questionando seus paradigmas éticos e sociais de acordo com suas novas vivências. “Usando a linguagem metafórica das fábulas, a narrativa oferece ao público uma reflexão sobre exclusão, diferenças e identidade própria.” detalha Habib, que morou em tantos lugares diferentes que nem sabe mais o quanto ele ainda é egípcio.
Sobre o autor: Habib nasceu na cidade do Cairo, no Egito. Aos 16 anos, obrigado a deixar o país, saiu de casa e emigrou para a Califórnia, onde se formou em Biologia Genética pela UC Berkeley e passou uns anos trabalhando com plantas medicinais, além de escrever regularmente para periódicos no Egito e nos Estados Unidos. Chegou ao Rio de Janeiro em 2005 e lá iniciou seu envolvimento com a dança e o teatro — envolvimento que acabou levando-o para Olinda, Pernambuco, onde mora até hoje, pesquisando e desfrutando dos folguedos tradicionais da região. Foi essa vivência, entre outras, que o inspirou a escrever O Burro Errante, sua primeira obra em português.

Sobre a ilustradora: Natural de Santiago de Compostela, Espanha, Valeria veio para o Recife em 2008 para concluir sua graduação em Artes Plásticas, mas acabou se sentindo tão em casa que resolveu ficar. Além do seu trabalho como ilustradora e designer, Valeria é antes de tudo artista plástica, com suas obras sempre circulando entre museus e galerias ao redor do País. Conheceu Habib em Olinda, e logo se juntaram para tocar e viajar pelos interiores, atrás de músicas e tradições esquecidas. Acabaram de ganhar o primeiro filhotezinho, um bichinho bem exótico — meio egípcio, meio espanhol, meio pernambucano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário