Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!
Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Como iniciar o contato com a leitura?

Entrevista da pesquisadora Aparecida Paiva à Revista Carta Capital (que pode ser acessada em sua íntegra aqui) discute a importância da mediação da leitura nas escolas, para que possamos nos tornar um país de leitores. Uma constatação antiga, persistente e que deve ser resolvida para a devida formação de leitores, com todos os aportes de cidadania e de desenvolvimento humano que podem advir desta capacidade. Vale a pena conferir. Reproduzimos abaixo o início da entrevista.



Barrados na escola - Obras literárias chegam às instituições públicas de ensino, mas sem uma política adquada, os livros não saem da caixa
O Brasil é um dos países que mais investem na compra e na distribuição de livros para as escolas. Só em 2013, o governo federal entregou 6,7 milhões de obras literárias, um investimento de 66 milhões de reais. No entanto, a política de distribuição de livros, protagonizada principalmente pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), não se traduziu na apropriação do livro, tampouco na formação de leitores. Na maioria das vezes, as obras literárias não saem das caixas.
Foi o que constatou a pesquisadora Aparecida Paiva, organizadora e uma das autoras do livro Literatura Fora da Caixa – O PNBE na escola, publicado pela Editora Unesp. Segundo a professora de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, a formação incipiente de mediadores de leitura e a falta de entendimento do livro como um bem cultural ajudam a explicar por que as obras literárias não chegam aos estudantes.
“Muitos professores nem sabem que os livros chegam à escola”, afirma Aparecida, que conversou com Carta Fundamental sobre o PNBE, sua inserção nas instituições e a importância da literatura como uma possibilidade de educação cultural que não pode ser puramente escolarizada.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Fórum CinEscola

Inscrições abertas para a segunda etapa do Fórum CinEscola

Publicado em 22.03.2012, às 01h41

Do NE10

Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do I Fórum CinEscola – Interações Audiovisual e Educação, que acontece nos dias 30 e 31 de março, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, no Recife. O evento é gratuito.

Durante o fórum, serão promovidos debates sobre as relações do audiovisual com a educação. O encontro será dividido entre aulas presenciais e elaboração de projetos.

Entre as presenças confirmadas, a escritora e Professora Inês Teixeira (UFMG), especialista em cinema e educação, e o diretor executivo da primeira sala popular de cinema totalmente digital do Brasil, o Ponto Cine, Adailton Medeiros (RJ).

O Fórum é voltado para educadores e estudantes de artes, ciências sociais, pedagogia e comunicação. Os interessados devem se inscrever gratuitamente enviando um e-mail para forumcinescola@gmail.com, com os seguintes dados: nome completo, instituição de ensino (onde estuda ou ministra aulas), telefone, endereço e número de RG.

» PROGRAMAÇÃO I FÓRUM CINESCOLA – INTERAÇÕES, AUDIOVISUAL E EDUCAÇÃO

TEMA: O OLHAR ATIVO – O AUDIOVISUAL NA APRENDIZAGEM
DIA 30 DE MARÇO DE 2012 (SEXTA-FEIRA)
19h – O cinema na escola
20h – Relato: Realizando em 1 minuto

DIA 31 DE MARÇO DE 2012 (SÁBADO)
9h – Elaborando um projeto para uso na escola
11h – Relato: Ponto Cine
14h – Relatos: Estimulando o olhar ativo

Serviço

I Fórum CinEscola
Dias 30 e 31 de maço
Local: Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Endereço: R. Real da Torre, 299 - Madalena
Inscrições gratuitas pelo e-mail forumcinescola@gmail.com
Informações: (81) 3463.6662