Páginas

Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dia Nacional do Livro Infantil


No próximo dia 18 de abril, comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem ao Escritor Monteiro Lobato (nascido neste dia, em 1882, na cidade de Taubaté/SP) que, além de deixar-nos um dos maiores legados da literatura brasileira dedicada à infância, também se dedicou ao desenvolvimento do mercado editorial nacional (dentre outras lutas nacionalistas que travou ao longo de sua vida).

São inesquecíveis muitos dos personagens que criou, com especial destaque para aqueles do Sítio do Pica-Pau Amarelo: a Emília, o Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Narizinho, Pedrinho e outros mais, com traços tipicamente de nossa gente.

É de Monteiro Lobato a célebre frase: "Um país se faz com homens e livros".

Para conhecerem um pouco mais desta saga, recomendamos visitar: http://www.museumonteirolobato.com.br/ e http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/

Um comentário:

  1. Adorei o blog e parabéns pela homenagem ao grande Lobato.
    Abraços,
    Cida.

    ResponderExcluir