Apesar do câmbio favorável e das facilidades de comunicação, muitos pais ainda torcem o nariz quando o assunto é viajar para o exterior – neste caso, para Buenos Aires (Bs As), Argentina – em companhia de seus filhos, em especial, dos pequenos, menores de 10 anos. Talvez acreditem que férias de verão devem ser curtidas apenas a dois, como se houvesse grande dificuldade de tê-los em sua companhia ou justificando para si mesmos que é difícil ter bons programas para todos.
Como toda grande metrópole, Bs As têm inúmeros programas para crianças, para toda a família. Basta a boa vontade de uma rápida busca na programação cultural da cidade (veja-se a variedade de programas e informações disponíveis em http://agendacultural.buenosaires.gob.ar/ - daí acesse “chicos” – crianças, para os pequenos). Durante o verão, a capital portenha oferece uma vasta gama de alternativas, desde as grandes livrarias como El Ateneo, passando por espetáculos de marionetes ou bonecos de manipulação (por lá conhecidos como títeres), teatro de sombras e outras múltiplas opções de menor porte, nos arredores da Avenida Corrientes e nos diversos centros culturais espalhados pela cidade. Ou seja, nada muito distante dos tradicionais circuitos dos adultos.
Uma programação de um dia poderá incluir um passeio pelo bucólico bairro de Palermo Velho (Palermo Viejo) e imediações, incluindo uma visita ao Jardim Japonês, ao maravilhoso Zoológico e com um interessante fim de tarde, início de noite no entorno da Praça Júlio Cortázar, com inúmeras lojinhas e quiosques de comidinhas, bem ao gosto dos “mais descolados”. Nas proximidades, para quem desejar, há igualmente excelentes restaurantes e cafés.
Bem próximo dali, na Rua (Calle) Gurruchaga, n. 1830, está a Livraria – Espaço Cultural “El gato con bote”. Isso mesmo, uma referência a “O gato de botas”. No logo da loja, um simpático gatinho desliza sobre as ondas em seu colorido bote, singrando mares de aventuras e nos convidando à criação e ao retorno à infância, a soltarmos a imaginação ou a brincarmos sem medo de sermos felizes. O atendimento de toda equipe é super atencioso e simpático. No bem cuidado espaço, que oferece livros da melhor qualidade para as crianças (inclusive em português e bilíngues), há sempre exposições de maravilhosos ilustradores. Aliás, isso é o que não falta na Argentina, que tem vasta tradição na ilustração, seja para crianças ou jovens. Neste sentido, um outro programa imperdível de Bs As é o Salão do Livro Infantil e Juvenil, que acontece todos os anos em meados de julho. Mas este já é um assunto para dicas de inverno. Para saber mais, visite: www.elgatoconbote.com/
Ah, passando por lá, não se esqueçam de dar o nosso mais cordial abraço para todo o pessoal. Ok?
Vale a pena conferir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário