Notícias sobre a Literatura Infantil e Juvenil em Pernambuco, escritores e ilustradores locais, eventos e demais informações relacionadas à temática, de interesse para aficcionados e para o público em geral.
Páginas
Vem aí o "I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil"
Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi o de, além de apresentar e difundir o trabalho de vários criadores de LIJ em Pernambuco, preparar as bases para a realização do I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, realizado com êxito em agosto de 2011, pelo que esperamos novas e melhores edições anuais. Há um grande número de talentosos criadores de LIJ em Pernambuco, que precisam se conhecer mais e melhor, unir forças e trabalhar em coletivo. Assim, além de convidá-los a colaborar com materiais para este espaço virtual, os convidamos a tomar parte neste projeto mais amplo que, sem dúvida, será um marco para o setor em nosso estado. Abraços a todos, Telma Brilhante e Antonio Nunes (Tonton) - Coordenadores do projeto. Contamos com vocês!
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
Melhores livros pelo Estadinho - Dicas de verão
O suplemento infantil d'O Estado de São Paulo, o Estadinho, apresentou recentemente uma relação de livros considerados, por uma comissão de jurados, como os 50 melhores livros infantojuvenis do ano. Como em toda seleção, na qual critérios subjetivos e critérios pessoais têm lugar, sempre esperávamos esta ou aquela inclusão na lista fornecida. Contudo, sem dúvida, é um bom ponto de partida para a escolha das leituras das férias. Com a palavra a garotada!
A lista completa dos livros e a matéria pode ser acessada aqui. Vale a pena conferir.
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
Com crianças em Bs As - Dicas de verão
Apesar do câmbio favorável e das facilidades de comunicação, muitos pais ainda torcem o nariz quando o assunto é viajar para o exterior – neste caso, para Buenos Aires (Bs As), Argentina – em companhia de seus filhos, em especial, dos pequenos, menores de 10 anos. Talvez acreditem que férias de verão devem ser curtidas apenas a dois, como se houvesse grande dificuldade de tê-los em sua companhia ou justificando para si mesmos que é difícil ter bons programas para todos.
Como toda grande metrópole, Bs As têm inúmeros programas para crianças, para toda a família. Basta a boa vontade de uma rápida busca na programação cultural da cidade (veja-se a variedade de programas e informações disponíveis em http://agendacultural.buenosaires.gob.ar/ - daí acesse “chicos” – crianças, para os pequenos). Durante o verão, a capital portenha oferece uma vasta gama de alternativas, desde as grandes livrarias como El Ateneo, passando por espetáculos de marionetes ou bonecos de manipulação (por lá conhecidos como títeres), teatro de sombras e outras múltiplas opções de menor porte, nos arredores da Avenida Corrientes e nos diversos centros culturais espalhados pela cidade. Ou seja, nada muito distante dos tradicionais circuitos dos adultos.
Uma programação de um dia poderá incluir um passeio pelo bucólico bairro de Palermo Velho (Palermo Viejo) e imediações, incluindo uma visita ao Jardim Japonês, ao maravilhoso Zoológico e com um interessante fim de tarde, início de noite no entorno da Praça Júlio Cortázar, com inúmeras lojinhas e quiosques de comidinhas, bem ao gosto dos “mais descolados”. Nas proximidades, para quem desejar, há igualmente excelentes restaurantes e cafés.
Bem próximo dali, na Rua (Calle) Gurruchaga, n. 1830, está a Livraria – Espaço Cultural “El gato con bote”. Isso mesmo, uma referência a “O gato de botas”. No logo da loja, um simpático gatinho desliza sobre as ondas em seu colorido bote, singrando mares de aventuras e nos convidando à criação e ao retorno à infância, a soltarmos a imaginação ou a brincarmos sem medo de sermos felizes. O atendimento de toda equipe é super atencioso e simpático. No bem cuidado espaço, que oferece livros da melhor qualidade para as crianças (inclusive em português e bilíngues), há sempre exposições de maravilhosos ilustradores. Aliás, isso é o que não falta na Argentina, que tem vasta tradição na ilustração, seja para crianças ou jovens. Neste sentido, um outro programa imperdível de Bs As é o Salão do Livro Infantil e Juvenil, que acontece todos os anos em meados de julho. Mas este já é um assunto para dicas de inverno. Para saber mais, visite: www.elgatoconbote.com/
Ah, passando por lá, não se esqueçam de dar o nosso mais cordial abraço para todo o pessoal. Ok?
Vale a pena conferir!
Lugares mágicos... Dicas de verão!
As férias de verão chegaram. Iupiii!!! É tempo de brincadeiras, de correr para lá e para cá, de muita liberdade, de dormir um pouco mais tarde, pois não há o compromisso das aulas na manhã do dia seguinte, de um lugar na areia da praia – nem que seja sob um guarda-sol, pois, nestes dias, o sol parece arder mais do que nunca – não é verdade? Pelo menos para mim, parece que as recordações relacionadas a esta estação são as mais vívidas nas memórias de minha infância. Quem sabe isto se deva à intensidade de luz e cores ou, talvez mesmo, porque naqueles dias nos entregávamos intensamente ao brincar, um tanto sem limites, já que vivíamos em uma região pacata de uma pequena cidade costeira. Cada dia era recheado de aventuras intermináveis, muitas das quais atravessavam noites e se estendiam férias adentro. Bons tempos... que não voltam mais. Ao escrever este texto, um inegável quê de nostalgia me invade a alma. Tudo aquilo era mágico!
Por sorte, nestes tempos de metrópoles e de raras oportunidades para crianças baterem bola ou passear de bicicleta em completa segurança pelas ruas onde moram, existem outros lugares mágicos nos quais elas podem fantasiar, soltar a imaginação e descobrir novos mundos. Como não podia deixar de ser, são espaços planejados para elas, para acolhê-las, para ser delas, especialmente delas. Aqui no Recife, podemos destacar, na zona sul, a Família Vila 7 (Rua Prof. José Brandão, 163 – Boa Viagem. Fone: 3326-3818) e, na zona norte, a Zepelim (Rua da Hora, 497 – Espinheiro. Fone: 3241-6991). Lá, pais e filhos encontram não apenas brinquedos diferenciados, mas, também, livros, Cds/DVDs e um monte de atividades neste período de férias, como oficinas diversas, sessões de mediação de leituras e muito mais. Vale a pena conferir!
E para quem viajar a Buenos Aires, Argentina, lá também tem um desses lugares mágicos: a Gato com Botes (Gurruchaga, 830), no aprazível bairro de Pallermo Velho. Será a nossa próxima dica de verão. Aguardem.
domingo, 2 de dezembro de 2012
Ilustrador pernambucano é destaque no Blog da AEILIJ Paulista
Para ter acesso ao conteúdo esta matéria sobre o ilustrador pernambucano Laerte Silivino no blog da regional paulista da AEILIJ, clique aqui. Vale a pena conferir.
Laerte já foi notícia aqui mesmo no blog da Regional Pernambuco, por sua premiada adaptação aos quadrinhos de uma das obras de Machado de Assis. Para relembrar, clique aqui.
E para conhecer um pouco mais sobre o trabalho deste premiado ilustrador, acesse:
Site - www.laertesilvino.com.br
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Escritora de Literatura Juvenil vence o Jabuti na categoria Livro do Ano
O 54º Prêmio Jabuti anunciou na noite desta quarta-feira (28/11), durante cerimônia realizada na Sala São Paulo, os vencedores das categorias mais aguardadas do setor literário brasileiro. Com o livro Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda, a jornalista Miriam Leitão recebeu o prêmio de Livro do Ano de Não Ficção. Já a autora Stella Maris Rezende foi contemplada com o Livro do Ano de Ficção pela obra A mocinha do Mercado Central.
O desfecho da cerimônia foi marcado por discursos emocionados das duas ganhadoras. "Eu estou transbordando de alegria", afirmou no palco Miriam Leitão, após ter seu nome anunciado pelo apresentador da noite, Carlos Tramontina. Já Stella Maris descreveu-se como "muito emocionada" e classificou a distinção como um momento "mágico".
Stella Maris comentou ainda o fato de ter competido contra si mesma na categoria juvenil: enquanto "A mocinha do mercado central" ficou em primeiro, seu "A guardiã dos segredos de família" terminou em segundo. "Me parece que é a primeira vez que ganha um juvenil [como livro do ano de ficção]", afirmou a autora, antes de lembrar que faz 33 anos que publicou sua primeira obra.
Com ilustrações de Laurent Cardon e apresentação escrita pelo ator Selton Mello, "A Mocinha do Mercado Central" retrata as transformações da jovem Maria Campos, que decide aventurar-se por diferentes experiências e, em cada uma delas, adota um novo nome cujo significado a ajuda a vencer os desafios.
Stella Maris já havia sido indicada ao Jabuti três vezes. Para a autora, o reconhecimento de uma obra juvenil abre espaço para que esse gênero da literatura juvenil seja mais apreciado pelos leitores e pela mídia. “É a juventude querendo se conhecer”, disse ela ao se referir ao crescente interesse dos jovens pela literatura.
Com informações dos sites:
http://www.cbl.org.br/telas/noticias/noticias-detalhes.aspx?id=2020
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/11/miriam-leitao-e-stella-maris-rezende-ganham-o-premio-jabuti-2012.html
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/livros/2012-11-29/stella-maris-rezende-e-miriam-leitao-ganham-jabuti-2012.html
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
"Hadithi Njoo" - "que venha a história".
"Hadithi Njoo" é uma expressão em suahili que significa "história vem" ou "que venha a história", utilizada no leste africano - Quênia, Uganda, Tanzânia, Congo – por contadores tradicionais quando iniciam suas intervenções. E é assim que a afrocontadora de Histórias Kemla Baptista (pernambucana radicada no Rio de Janeiro) apresenta seu workshop de formação de contadores de histórias africanas e afrobrasileiras. O “Hadithi Njoo”, vem a Pernambuco para complementação da oficina de Cultura Nagô do projeto Funcultura “Oxum Panda construindo nossa identidade!” do Afoxé Oxum Pandá.
Lançado em 14 de abril de 2012, o projeto tem como meta final a construção e montagem do espetáculo “Iyá Ominibu”, termo yorubano que significa “mãe das águas profundas”, título dado ao Orixá Oxum. O espetáculo conta, através da ORALIDADE, principal instrumento de transmissão dos saberes africanos, a história da criação do mundo a partir do Orixá Oxum, divindade da fertilidade e da prosperidade muito cultuada entre as comunidades tradicionais de Matriz Africana do Brasil.
Buscando um maior contato com esta oralidade e este ato de contar história, projeto “Oxum Pandá construindo nossa identidade!” realiza no próximo fim de semana um workshop de afrocontação de histórias para o elenco e comunidade. O “Hadithi Njoo”, que terá uma turma voltada para professores/as e educadores/as populares que trabalham com crianças e preadolescentes, acontecerá nos próximos dias 10 (voltado para a comunidade em geral e educadores/as) e 11 (voltado para o elenco do espetáculo) de novembro, das 14h as 18h, nas comunidades do Pina (dia 10) e de Peixinhos (dia 11). Inscrição R$ 20,00. O projeto é uma realização da Ong Nativa em parceria com o Afoxé Oxum Pandá e tem a produção da Duafe Produções. Incentivo Funcultura. Informações 8544 6374 / 9463 2005 / 9761 6984.
O que: "Hadithi Njoo" | Oficina de afrocontação de histórias
Quando: dias 10 e 11 de novembro de 2012
Local: Pina (dia 10) | Nascedouro de Peixinhos (dia 11)
Hora: 14h às 18h
domingo, 28 de outubro de 2012
Monstruosidades...
A edição n. 54 do Correio Criança, que circula neste domingo, traz uma série de matérias sobre curiosidades e histórias incríveis de fantasmas e outras monstruosidades. O suplemento completo pode ser acessado aqui. E na seção "Conte um conto", uma história pra lá de original de Alexandre de Castro Gomes, o Alex. Para saber mais do mundo e das andanças deste escritor, visitem: http://alexandredecastrogomes.blogspot.com.br/
domingo, 21 de outubro de 2012
O TEATRO ENCANTADO DE MARIA CLARA MACHADO
FACULDADE DE OLINDA, FOCCA SEMANA DE LETRAS 2012
II JORNADA DE LETRAS: O TEATRO ENCANTADO DE MARIA CLARA MACHADO
AUDITÓRIO DA FOCCA: 22 A 26 DE OUTUBRO das 08h às 12h
"Não sei definir meu trabalho, eu crio a partir do zero, é vocação, nasci para fazer isso (...). Um poeta não escreve assim por causa daquilo. Somos intuitivos, é uma questão de momento". Maria Clara Machado, 1921-2001.
TEMÁTICAS:
Ler se Aprende Brincando com as Palavras
O Livro e a Literatura: Imaginação e Prazer
A Linguagem: o Despertar da Criança Leitora
O Teatro: Palco Aberto ao Encantamento
Língua e Arte: Diálogos Culturais
Programação:
SEG 22-10
Sulanita Bandeira (FOCCA): A história da leitura ou a leitura da história?
Wanda Cardoso (FOCCA)
Ronaldo Cordeiro (FOCCA): Mesmo no Inglês o Latim está presente
Alunado do 2º Período de Letras: Os Quatro Pilares da Educação
TER 23-10
Elizabeth Carvalho (FOCCA): Fábula Brasileira: a formiga é sempre corajosa, seja em poesia ou prosa
Ana Luísa Calado (FOCCA): Encantamento Docente: A Arte de Ser e Entreter
Fernanda Loiola (EAD UFRPE): Distúrbio da Aprendizagem
QUA 24-10
Rilda Barros (FOCCA)
Patrícia Lira (FOCCA): Alice e Humpty Dumpty: A Lógica do Sentido
Belkyria Gulard (FUNESO): “Meu Guri”: uma Análise à Luz da Teoria da Semiótica
Amaro Poeta (Academia de Letras do Paulista ALIPA)
QUI 25-10
Telma Dutra (FOCCA): O Letramento Literário na Escola
Francisco Mesquita (FUNESO): Um Teatro para Crianças (e Adultos): No Tablado, com Maria Clara Machado
Lepê Correia (SEC/PE)
SEX 26-10
Nelma Gomes (FOCCA)
Adilson Jardim (FAESC): A "Gramática da Fantasia", de Gianni Rodari
Bernadete Bruto (UBE): Recital: Um Coração que Canta como Qualquer Outro
domingo, 14 de outubro de 2012
Quando sonhamos juntos, torna-se realidade!
Algumas ideias nascem de sonhos individuais e logo ganham vida própria, pelo que já não podem ser atribuídas a esta ou àquela pessoa em particular, pois dão vazão a um querer coletivo e para o qual muitos dedicam suas melhores energias. Deste modo surgiu a Casa do Livro Infantil e da Leitura de Olinda, a CLILO, que carinhosamente chamamos simplesmente de CASA.
O símbolo da CLILO traz cinco crianças muito diferentes entre si, compartilhando livros para formar uma estrela de cinco pontas, que as une, confere-lhes unidade. E é justamente a diversidade de nosso povo, nossa maior riqueza, nossa maior força. Com a participação de muitos parceiros, demos vida à CASA e, com a participação de todos, este espaço terá vida longa. A estrela nos remete ao céu, aos sonhos a serem conquistados, aos horizontes a trilhar, mas, também, significa a luz que guiará a caminhada. Faz, ainda, alusão aos maracatus e cirandas, tão típicos de Pernambuco, unindo, de modo todo especial, a tradição e as novas gerações. Junte-se a nós nesta caminhada, sua colaboração é importante e será mais que bem vinda. Em breve, noticiaremos algumas formas para a sua contribuição aos própósitos da CASA.
O símbolo da CLILO traz cinco crianças muito diferentes entre si, compartilhando livros para formar uma estrela de cinco pontas, que as une, confere-lhes unidade. E é justamente a diversidade de nosso povo, nossa maior riqueza, nossa maior força. Com a participação de muitos parceiros, demos vida à CASA e, com a participação de todos, este espaço terá vida longa. A estrela nos remete ao céu, aos sonhos a serem conquistados, aos horizontes a trilhar, mas, também, significa a luz que guiará a caminhada. Faz, ainda, alusão aos maracatus e cirandas, tão típicos de Pernambuco, unindo, de modo todo especial, a tradição e as novas gerações. Junte-se a nós nesta caminhada, sua colaboração é importante e será mais que bem vinda. Em breve, noticiaremos algumas formas para a sua contribuição aos própósitos da CASA.
Nosso muito obrigado, a CLILO agradece!
Todos nós que fazemos a CLILO temos muito o que agradecer, por tudo o que já foi realizado e pelo muito que ainda temos a realizar. E tal somente se faz possível com o desprendimento e a generosidade de algumas pessoas.
Dentre as colaborações que temos recebido para a formação dos acervos da CASA, escolhemos uma - muito especial - para que receba, em seu nome e em nome dos demais, o nosso reconhecimento e agradecimento público. O nosso muito obrigado de hoje vai para a escritora e ilustradora Sandra Ronca, que nos enviou um exemplar do seu livro "Coitada da raposa!", com texto e ilustrações da autora. Em amável dedicatória, ela nos explica o significado da escolha deste livro para nos presentear:
"E viva! A CLILO chegou! Começando do início... Este é o primeiro livro que escrevi e ilustrei. Por isso, o escolhi para desejar à CLILO uma vida longa e cheia de leitores. Sucesso! E viva o poder transformador da leitura e da arte! Multiplicadores! Com carinho, Sandra Ronca (17/10/2012)"
Sandra, receba o nosso carinho. Que os seus desejos retornem na forma de muita, mas muita inspiração mesmo, para que muitas outras belas histórias tenham vida. Que o sol e as cores de Olinda sejam inspiradores para todos os que, de algum modo, se aproximarem da CLILO. A CASA estará sempre aberta para você e para todos os criadores que se dedicam a levar o melhor da LIJ para as nossas crianças. Sejam mais que bem vindos. A CASA é sua.
sábado, 13 de outubro de 2012
Casa do Livro Infantil e da Leitura de Olinda (CLILO)
É com satisfação que comunico a abertura da Casa do Livro Infantil e da Leitura de Olinda, a CLILO, que sérá entregue à cidade de Olinda, nesta 4a feira próxima, dia 17/outubro.
A CLILO nasceu como um sonho que foi abarcado pela Fliporto e por parceiros como a Fundação Carlos Chagas (FCC), por intermédio do Programa Livros para Todos, pelas Entidades da panificação de Pernambuco (E-pão), pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil (AEILIJ) e conta com o inestimável apoio da Empetur.
A CASA, como carinhosamente chamamos, está localizada em pleno centro histórico de Olinda, no Largo do Amparo, 310, razão pela qual esperamos passe a integrar o circuito cultural e turístico do município. Contando com duas bibliotecas especializadas, uma para os menores (de 0 a 4 anos) e outra para os maiores (5 anos ou mais), uma sala para exposições e um ambiente para oficinas, suas ações estarão voltadas para a formação de leitores e para a valorização do livro e da leitura.
Além de atender as crianças da vizinhança, uma vez que está situada entre as comunidades de Guadalupe e do Amparo, a CASA pretende, também e principalmente, atender alunos das séries iniciais da rede pública de ensino do município. Está em elaboração um projeto de voluntariado, bem como um calendário de atividades que estará aberto a contribuições de criadores de textos e imagens, de todo o território nacional.
Bons frutos virão. O nosso muito obrigado a todos aqueles que dedicaram seus melhores esforços para que o projeto ganhasse vida, bem como para que alcance sustentabilidade. Vida longa à CLILO! Que venham muitas outras CASAS dedicadas à leitura, à LIJ e às crianças pernambucanas.
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
domingo, 7 de outubro de 2012
Peripécias à toda prova
Vale a pena conferir o espetáculo teatral que narra as muitas peripécias do Pedro Malasartes, nos próximos dias 13 e 14 de outubro, sempre às 19h, no Teatro Ariano Suassuna (Colégio Souza Leão - Candeias).
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Parceria AEILIJ + Rede Globo Nordeste + Fliporto
A segunda edição do projeto "Brincar de escrever", iniciativa da Rede Globo Nordeste, contará com a parceria da AEILIJ e da Fliporto. As 20 melhores histórias serão publicadas na forma de livro impresso e os seus autores participarão de uma sessão na Fliporto Criança (dia 16/11, 6a feira, às 15h). Todas as histórias concorrentes tomarão parte em um lindo livro baseado na internet.
Assim como no ano passado, no período de 02 a 15 deste mês, haverá uma arena do projeto no Shopping Center Recife, que estará aberta para as inscrições e para a votação do público. As inscrições e a votação popular para as melhores histórias, assim como as demais informações da promoção, dentre estes o regulamento do concurso e a programação das atividades da arena (mediação de leitura, sessões de ilustração ao vivo e muito mais), estão disponíveis em www.brincardeescrever.com.br.
A primeira etapa técnica do processo seletivo estará a cargo de associados da AEILIJ, com a participação de autores de todo o país. A avaliação final dos trabalhos, bem como o júri especializado, será realizado com a participação de associados da regional Pernambuco, sob a condução do escritor Antonio Nunes (Tonton), coordenador de literatura infantil e juvenil da Fliporto e da AEILIJ/PE.
Vale a pena conferir, divulgar e participar!
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Oficina do Livro Acessível - Coleção Diferenças
Como parte das atividades de lançamento da Coleção Diferenças, nesta 6ª feira e sábado, a Fundação Dorina Nowill promoverá, no Recife, uma oficina de capacitação de professores e bibliotecários, além da contação de histórias em locais públicos. O livro acessível se torna cada vez mais disponível. Compareçam!
1. Oficina de Capacitação para Profissionais
Participantes: Professores, bibliotecários e profissionais da área
Data: 28 de setembro de 2012
Horário: 15h às 18h
2. Contação de Histórias para Crianças com e sem Deficiência Visual
Data: 29 de setembro de 2012
Participantes: Crianças com ou sem deficiência visual
1ª Sessão: 9h30 às 11h30
2ª Sessão: 11h30 às 13h30
Local das atividades: Oficina de Capacitação e da Contação de Histórias:
Oi Kabum! / Auçuba Comunicação e Educação
Rua do Bom Jesus, 147 – Bairro: Recife Antigo – Recife/PE
Contatos para inscrições: (81) 9211-6194 ou colecaodiferencaspernambuco@gmail.com
1. Oficina de Capacitação para Profissionais
Participantes: Professores, bibliotecários e profissionais da área
Data: 28 de setembro de 2012
Horário: 15h às 18h
2. Contação de Histórias para Crianças com e sem Deficiência Visual
Data: 29 de setembro de 2012
1ª Sessão: 9h30 às 11h30
2ª Sessão: 11h30 às 13h30
Local das atividades: Oficina de Capacitação e da Contação de Histórias:
Oi Kabum! / Auçuba Comunicação e Educação
Rua do Bom Jesus, 147 – Bairro: Recife Antigo – Recife/PE
Contatos para inscrições: (81) 9211-6194 ou colecaodiferencaspernambuco@gmail.com
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Encontraram-se em terras pernambucanas...
Fruto do inesperado encontro entre um escritor egípcio e uma artística plástica espanhola nas ladeiras de Olinda, O Burro Errante é um desses livros difíceis de classificar. Apesar de se encaixar no gênero infantojuvenil, por causa do formato e do estilo utilizado, a obra, definida pelo autor como uma “autoburrografia”, consegue comunicar a leitores de todas as idades, tanto pela delicadeza das aquarelas de Valeria Rey Soto, como pelas perguntas que levanta sobre nosso jeito de enxergar o mundo.
O conto narra as andanças e aprendizagens de um jovem burrinho que deixa sua terra para conhecer o mundo e acaba questionando seus paradigmas éticos e sociais de acordo com suas novas vivências. “Usando a linguagem metafórica das fábulas, a narrativa oferece ao público uma reflexão sobre exclusão, diferenças e identidade própria.” detalha Habib, que morou em tantos lugares diferentes que nem sabe mais o quanto ele ainda é egípcio.
Sobre o autor: Habib nasceu na cidade do Cairo, no Egito. Aos 16 anos, obrigado a deixar o país, saiu de casa e emigrou para a Califórnia, onde se formou em Biologia Genética pela UC Berkeley e passou uns anos trabalhando com plantas medicinais, além de escrever regularmente para periódicos no Egito e nos Estados Unidos. Chegou ao Rio de Janeiro em 2005 e lá iniciou seu envolvimento com a dança e o teatro — envolvimento que acabou levando-o para Olinda, Pernambuco, onde mora até hoje, pesquisando e desfrutando dos folguedos tradicionais da região. Foi essa vivência, entre outras, que o inspirou a escrever O Burro Errante, sua primeira obra em português.
Sobre a ilustradora: Natural de Santiago de Compostela, Espanha, Valeria veio para o Recife em 2008 para concluir sua graduação em Artes Plásticas, mas acabou se sentindo tão em casa que resolveu ficar. Além do seu trabalho como ilustradora e designer, Valeria é antes de tudo artista plástica, com suas obras sempre circulando entre museus e galerias ao redor do País. Conheceu Habib em Olinda, e logo se juntaram para tocar e viajar pelos interiores, atrás de músicas e tradições esquecidas. Acabaram de ganhar o primeiro filhotezinho, um bichinho bem exótico — meio egípcio, meio espanhol, meio pernambucano!
domingo, 16 de setembro de 2012
De rabisco em rabisco... surgiu um grande ilustrador.
Prezados amigos,
Na edição do Correio Criança deste domingo, vocês cohecerão um pouco de um dos mais talentosos ilustradores pernambucanos: o [José Carlos] Braga Câmara, meu habitual parceiro nas incursões pela Literatura Infantil e Juvenil. Conheçam um pouco mais do trabalho dele aqui.
Cordial abraço a todos, Tonton.
sexta-feira, 7 de setembro de 2012
Para crianças de todas as idades!
De 17 a 30 de setembro, o Recife será palco do ANIMAGE, Festival Internacional de Animação de Pernambuco. Um programa para todas as idades. Imperdível! Maiores informações: www.animagefestival.com
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Poesia mínima, por inteiro...
Dando continuidade à parceria entre o Correio Criança e a AEILIJ, por intermédio da regional Pernambuco, a edição de n. 50 nos brinda com belos haicais da associada paraibana Maria Valéria Rezende. A autora, além de nos trazer explicações sobre a construção e a origem desta forma de poética, nos convida, também, a dar asas à imaginação e a expressar os nossos encantamentos e sentimentos a respeito da vida e do viver por intermédio dos haicais, mínimos, mas por inteiro. Vale a pena o desafio!
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Fique por dentro: Academia Boliviana de Literatura Infantil e Juvenil
Vocês sabiam que existe a Academia Boliviana de Literatura Infantil e Juvenil? Que esta academia edita e divulga, regularmente, um boletim ("Vuelan") com uma grande variedade de notícias sobre o que há de melhor na LIJ hispânica? E, também, com artigos da melhor qualidade teórica sobre assuntos diversos relacionados à temática?
Vale a pena conferir! Para maiores informações, escrevam para info@ablij.com ou acessem www.ablij.com
domingo, 2 de setembro de 2012
Academia Pernambucana de Letras lança Prêmios 2012
A Academia Pernambucana de Letras (APL) acaba de divulgar o edital para as premiações do ano de 2012, nas categorias poesia, ensaio, ficção, História do Estado de Pernambuco, livro de escritora nordestina, sonetos e literatura infantil, que abaixo reproduzimos. Participem!
ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS
PRÊMIO “ELITA FERREIRA ” – LITERATURA INFANTIL 2012 - REGULAMENTO
Artigo 1º - Acham-se abertas, na Academia Pernambucana de Letras, na Avenida Rui Barbosa, 1596, Recife –PE, CEP 52010-500, as inscrições ao prêmio “Elita Ferreira”, conferido por esta Academia.
Artigo 2º - O prêmio será a publicação do trabalho inédito, vencedor, pela Editora Bagaço.
Artigo 3º - As inscrições permanecerão abertas até o próximo dia 30 de outubro, no endereço acima indicado.
Artigo 4º - Poderão inscrever-se brasileiros de todos os estados, desde que apresentem:
a) carta, solicitando inscrição e declarando plena concordância com as normas deste regulamento;
b) fotocópia da carteira de identidade do concorrente, além de ficha com o seu nome, título do livro e endereço;
c) 3 (três) exemplares do trabalho a concorrer;
d) xerox do comprovante de pagamento de inscrição.
Artigo 5º - A Academia poderá deixar de conferir o prêmio, no caso da inexistência de concorrentes em condições de merecê-lo.
Artigo 6º - A Academia não se obriga a devolver os exemplares.
Artigo 7º - Não poderão concorrer os membros efetivos, os sócios – correspondentes da Academia nem os parentes deles até o 2º grau.
Artigo 8º - A entrega do prêmio “Elita Ferreira” – 2012 será feita em sessão pública, durante as comemorações do 112º aniversário da Academia Pernambucana de Letras, em janeiro de 2013.
Artigo 9º - A fim de constituir fundo de administração do prêmio, o candidato deverá comprovar o pagamento de taxa de inscrição para cada obra concorrente. Sendo candidatos de outros estados, a taxa de inscrição será feita mediante depósito bancário efetuado no Banco Itaú, Agência 1247, Conta-Corrente nº 07321-4, em favor da Academia Pernambucana de Letras, cujos valores são os seguintes:
9.1 – para profissionais - R$ 50,00 (cinquenta reais);
9.2 – para estudantes - R$30,00 (trinta reais)
Recife, 1º de agosto de 2012.
FÁTIMA QUINTAS
Presidente
Avenida Rui Barbosa, 1596 – Recife PE – CEP: 52.010500 CGC: 11.021.243/0001-22
Maiores informações pelo fones (81) 3268-2211 e (81) 9644-8181
sábado, 1 de setembro de 2012
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Sarau Infantil na Biblioteca Pública de Olinda - 31/08/2012
Foto: Passarinho (Prefeitura Municipal de Olinda)
A BIBLIOTECA PÚBLICA DE OLINDA realiza no SALÃO NOBRE DOM HELDER PESSOA CÂMARA, o SARAU ARTÍSTICO LITERÁRIO, intitulado “DA FANTASIA AO REAL – Perspectivas para uma pratica pedagógica na construção do conhecimento” numa ação interativa com SOLANGE LASALVIA, escritora da literatura infantil, e seus convidados CARLA FERRAZ, ANGELO PACÍFICO E JOSÉ ARLINDO, educadores, contadores e cantadores de história.
VOCÊ pode participar com sua PROSA, seu CANTO e seu ENCANTO. Imperdível!
Data: 31 de AGOSTO de 2012 Hora: 19h30min
Maiores informações pelo fone: 81-33051157.
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
Lançamento 26/08/2012
Neste domingo, dia 26 de agosto, a partir das 17 horas, no Shopping Paço Alfândega, teremos o lançamento do novo livro da escritora, e associada da AEILIJ/PE, Socorro Miranda. Confiram, vale a pena (re)descobrir esta bela história!
A lenda do colibri
É com satisfação que reproduzo a publicação de meu conto "A lenda do colibri", lindamente ilustrado com mais um maravilhoso desenho do amigo Braga Câmara, integrante do Correio Criança (Suplemento Infantil do Jornal Correio da Paraíba) do último domingo, dia 19 de agosto. Espero que gostem.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Fique por dentro: Academia Peruana de Literatura Infantil e Juvenil
Você sabia que existe uma Academia Peruna de Literatura Infantil e Juvenil?
E que ela promove um prêmio da alcance latinoamericano para este segmento da literatura?
Então, conheça um pouco mais na notícia a seguir e no blog da instituição.
En ceremonia realizada en la Casa de la Literatura Peruana, la Directiva de la Academia Peruana de Literatura Infantil y Juvenil dio a conocer las Bases del Premio Latinoamericano de Novela para Niños y Novela para jóvenes.
En la fotografía aparecen de pie: Zenón Naveda, Felipe Rivas Mendo, Danilo Sánchez Lihón, Magdalena Espinoza, Sara Montalván, Roberto Rosario. Sentados: César Angeles Caballero, Edna Iturralde (escritora fundadora de la Academia de Literatura Infantil y Juvenil Ecuatoriana) y Carlota Flores de Naveda.
BASES
PREMIO LATINOAMERICANO DE LITERATURA INFANTIL Y JUVENIL 2012
1. Novela para niños
2. Novela para jóvenes
Con motivo de celebrar los primeros diez años de fundación de la Academia Latinoamericana y la Academia Peruana de LIJ, la Academia Peruana de Literatura Infantil y Juvenil, convoca al Premio Latinoamericano de Literatura Infantil y Juvenil 2012. Género: Novela para niños y Novela para jóvenes.
Participantes
Autores latinoamericanos mayores de 18 años, con una novela inédita, escrita en castellano, que no tenga compromiso de publicación, ni esté en espera del resultado de otros certámenes.
Premios:
1. Novela para niños
2. Novela para jóvenes
Se concederá un premio único e indivisible de mil quinientos dólares (US$ 1500.00) a cada categoría (Novela para niños y Novela para jóvenes) y la publicación del libro con un tiraje de 5000 ejemplares. El importe del premio se computará como anticipo de las regalías que se estipule en el contrato editorial.
Condiciones
• Se concursará con una novela de tema libre, con un máximo de 60 páginas tamaño A4 (Novela para niños y 90 páginas Novela para jóvenes).
• Se presentará un ejemplar impreso y anillado con letra arial, 12 puntos, a doble espacio sin ilustraciones, y un CD conteniendo el texto de la obra, que se firmará con seudónimo.
• En sobre aparte el autor adjuntará sus datos personales y una hoja de vida.
• El ganador cederá a la Academia Peruana de Literatura Infantil y Juvenil por cinco años, los derechos de publicación de su obra en idioma español, en todo el mundo.
• Los organizadores estarán exentos de cualquier compromiso con los participantes no ganadores ni finalistas.
• La participación en el Concurso implica la conformidad de los concursantes con las presentes bases.
Cierre de Recepción
Las obras se recibirán hasta el 30 de setiembre del 2012.
Remitir a:
Premio Latinoamericano de Literatura Infantil y Juvenil
o Dirección:
Las Flores 410. Dpto.303 San Isidro
LIMA - PERÚ
Jurado
El jurado tendrá carácter internacional y estará integrado por tres destacados escritores adscritos a la Academia Latinoamericana de Literatura Infantil, por cada categoría, participando un escritor en representación de la Academia Peruana de Literatura Infantil y Juvenil, que actuará como Presidente.
Podrá seleccionar las obras finalistas que considere de calidad para recomendar su publicación, tomar decisiones por mayoría simple y su fallo será inapelable. Igualmente, estará facultado para resolver cualquier aspecto del concurso no explicitado en estas bases.
El fallo del Jurado se dará a conocer el 15 de noviembre del 2012.
Premiación
El premio será entregado al autor ganador en un acto solemne que se realizará el 20 de noviembre del 2012, con motivo de la celebración del Día Internacional del Niño.
No se devolverán los originales no premiados, que serán destruidos una vez divulgado el fallo del jurado.
Lima, Julio del 2012.
Academia Peruana de Literatura Infantil y Juvenil
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Volta às aulas - para saber mais.
Na volta às aulas, Zezinho passa a ser um novo integrante na turma. Todos olhares curiosos se voltam pra ele, afinal, era a primeira vez que tinham entre eles alguém em uma cadeira de rodas tão diferente. A turminha ficou curiosa para entender por que o novo colega de classe não falou sobre suas férias?
"Volta às aulas", narra a chegada de Zezinho à turma. Serão muitas as descobertas e a certeza de que nada poderá aprisionar uma mente livre..., com texto de Tonton e ilustrações de Danilo Marques.
Este livro toma parte na Coleção Diferenças, publicado em tinta, com tipos ampliados e em Braille (texto e ilustrações), um conjunto de obras acessíveis, que podem ser lidas por crianças com ou sem deficiência visual.
Adquira este e os demais títulos da coleção no site da Fundação Dorina Nowill. Vale a pena conhecer!
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Livros em braile fazem sucesso entre crianças cegas na Bienal do Livro de São Paulo
(Acervo Fundação Dorina Nowill para Cegos)
Na fotografia acima, uma criança com deficiência visual lê "Voltas às aulas", texto meu e ilustrações do colega paulista Danilo Marques. Em todos os recantos do mundo, crianças são ávidas por descobertas. Assim, é mais que necessário produzir e disponibilizar livros acessíveis, como faz, com toda a propriedade, a Fundação Dorina Nowill.
A este respeito, assistam ao excelente vídeo do SP/TV, acessando aqui.
terça-feira, 14 de agosto de 2012
terça-feira, 7 de agosto de 2012
Coleção Diferenças - AEILIJ Solidária
Neste próximo dia 10 de agosto, a partir das 14 horas, serão lançados na Bienal do Livro de São Paulo os novos títulos da Coleção Diferenças, com textos e ilustrações de associados da AEILIJ. Este projeto é resultado da parceria da entidade de criadores (e leva o Selo AEILIJ Solidária) com a Fundação Dorina Nowill para Cegos. Dentre os livros a serem lançados está o "Volta às aulas", com texto de Tonton e ilustrações de Danilo Marques, que narra situações do cotidiano de uma criança com deficiências múltiplas. A série faz parte do conjunto de obras acessíveis produzida pela Fundação para leitores com ou sem dificiência visual. Vale a pena conferir!
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Tem Trevo de Leituras novo no ar!
O Trevo de Leituras é um projeto institucional da AEILIJ, no qual três autores lêem, em espiral, e resenham os livros de seus colegas. Assim, tem-se um constante avançar do conhecer da obra, do estilo e das criações dos demais colegas. Com edições mensais, o trevo favorece não apenas a interação dos criadores e associados da AEILIJ entre si, mas também com o público - que ganha um "outro olhar" a respeito dos livros com os quais toma contato. É super legal, vale a pena conhecer! Conheçam as obras e as resenhas mensais aqui.
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Intercâmbio Brasil - Argentina (II)
Ainda no bairro portenho de Pallermo Viejo, em uma das maravilhosas livrarias dos arredores da Praça Cortázar, tive uma agradabilíssima tarde de domigo em companhia das ilustradoras argentinas María Wernicke e Eleonora Arroyos (ao fundo), que estão ladeadas por mim e por minha esposa (em primeiro plano). Ambas são talentosíssimas e mais que gentis. No Brasil, dentre outros, Maria publicou "Papai e eu, às vezes", que recebeu o selo de ALTAMENTE RECOMENDÁVEL - pela FNLIJ em 2011. Na oportunidade, conversamos sobre diferenças e proximidades da LIJ em nossos países. Elas me confessaram ser admiradoras da arte dos brasileiros, em especial dos gravados típicos da região nordeste (lito e xilogravuras ). Fiquei de lhes enviar alguns cordéis e livros sobre o assunto, bem como forneci contatos de colegas que se dedicam a estas técnicas. Eleonora, por sua vez, afirmou que se encanta com o Brasil desde há muitos anos, quando teve a oportunidade de conhecer o barroco mineiro, em visita a Ouro Preto e região. Sobre a mesa, um exemplar de "A visão do mundo de um cãozinho de estimação", um de meus livros infantis premiados pela Academia Pernambucana de Letras, com o qual lhes presenteei.
terça-feira, 31 de julho de 2012
Intercâmbio Brasil - Argentina (I)
Nesta última semana, tive a satisfação de conhecer a Feira de Livros Infantis de Buenos Aires, Argentina. Incrível! Vale a pena conhecê-la. Lá, além do contato com editores, conversei detidamente com criadores locais sobre o atual panorama da LIJ em nossos países e na América Latina, em geral. Na foto acima, estou ao lado da queridíssima Eleonora Arroyos, uma maravilhosa (pessoa) e ilustradora argentina, em nosso encontro primeiro na Livraria El gato con bote, especializada em LIJ e localizada no bairro de Palermo Viejo, na qual havia uma bela exposição de suas ilustrações (que podem ser vistas ao fundo). Em outro post, darei mais detalhes deste e de outros encontros. Com crianças em Bs As? Recomendo uma visita a esta livraria.
terça-feira, 24 de julho de 2012
Pernambucano entre os 100 imperdíveis
A Revista Nova Escola acaba de publicar uma lista contendo 100 sugestões de obras imperdíveis para o público infantil e juvenil. Dentre estes, a adaptação para os quadrinhos de "Conto de escola", de Machado de Assis, realizada pelo ilustrador - e associado da AEILIJ/PE - Silvino. Parabéns, amigo, que venham novas conquistas, pois estar nesta lista é uma premiação e um justo reconhecimento da qualidade do seu trabalho.
Para saber mais desta notícia no site da Editora Peirópolis, clique aqui.
E para acessar a lista completa da Revista Nova Escola, clique aqui.
Associados de outras regionais da AEILIJ também foram recomendaos por esta seleção. Parabéns a todos os colegas que desenvolvem tão belo trabalho, em seu compromisso com a qualidade literária e estética de suas criações. Vale a pena conferir cada um deles!
Em novembro, Silvino participará de uma das mesas da Fliporto Nova Geração, na qual se discorrerá sobre a evolução e a atualidade dos quadrinhos no Brasil e no mundo. Vai ser show! Não percam.
segunda-feira, 23 de julho de 2012
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Terminando as férias...
Prezados amigos e frequentadores deste blog,
É com satisfação que comunico que, como coordenador da Regional Pernambuco da AEILIJ, firmamos parceria com o Suplemento Correio Criança do Correio da Paraíba. Assim, a cada quinze dias, o público terá histórias minhas e de outros criadores associados à AEILIJ de todo o Brasil, bem como contará com entrevistas, ilustrações, resenhas e sugestões de livros. Outras ideias estão por vir...
Esta parceria reforça o compromisso das duas organizações em levar às crianças, em especial as paraibanas, literatura infantil da melhor qualidade, prezando pela qualidade literária e estética deste conteúdo, visando a formação de jovens leitores, para que, neste sentido, possam ampliar sua visão de mundo, da condição humana, contribuindo, também, para o desenvolvimento do senso crítico e da criatividade.
Para acessarem o conteúdo deste suplemento, basta clicar sobre o logo do Correio Criança (no rodapé desta página). Este projeto comum teve início na edição de n. 46. Boa leitura. Divirtam-se!
sábado, 7 de julho de 2012
Edição Especial: Literatura Infantil
Prezados amigos,
Apesar de viver uma epopeia pelos aeroportos brasileiros na semana que passou, tive a grata satisfação de trazer na bagagem, como leitura de bordo, um exemplar muito especial da Revista Educação: uma edição exclusiva, inteiramente dedicada à Literatura Infantil. Imprescindível para aqueles que lidam ou pretendem lidar com a temática. Serei breve (o cansaço da viagem não me permite ir além, mas a importância que atribuo à grata descoberta desta revista em uma banca de aeroporto, me faz postar ainda hoje esta notícia). Recomendo a cuidadosa leitura dos artigos, que percorrem, de modo sólido e claro, distintos aspectos da literatura infantil.
Pois bem, passemos à informação. A revista traz seis artigos que tratam, respectivamente, dos seguintes temas (e títulos das matérias), os quais enumero a seguir
1. O livro lúdico (Ler: uma brincadeira e tanto);
2. Relação texto e imagem (As marcas da palavra e da ilustração);
3. Poesia (Generosa poesia);
4. Prosa (Surpresa, captura e envolvimento);
5. História em Quadrinhos (Linguagem e leitura no mundo dos quadrinhos);
6. O livro na escola (A hora e a vez dos livros de literatura).
Li e reli toda a revista durante os voos e esperas nos saguões dos aeroportos. Dentre os textos, todos muito valiosos, destaco os de n. 2, 4 e 6. Excelentes!
Por fim, ainda que ao início da Revista, há uma bela resenha histórica sobre a produção da literatura infantil no Brasil, a cargo da Profa. Ligia Cademartori. Vale a pena correr (ou encomendar) à banca mais próxima.
Em tempo: a Revista Educação é uma publicação da Editora Segmento (Preço nas bancas: R$ 12,90)
domingo, 1 de julho de 2012
Saudações
Queridos antecessores,
Hoje... Diante de sensacionalismo exercido pela mídia e imprensa; diante do culto exacerbado para alcançar um padrão de beleza “perfeito”; diante da busca do individualismo e da mudança de conceitos morais para a adoração do supérfluo; somos adoráveis marionetes de sofismas!
Vivemos em um mundo com duas realidades: uma sendo virtual, tecnológica imposta por quase todos os meios de comunicação onde grande parte das informações é retorcida, modificadas para apenas atender objetivos corruptos de governos ou desejos egoístas de indivíduos (como deves saber muito bem); onde nossa imaginação estende a fantasiosa visão daquilo que nos achamos ser realidade. A outra e’ simplesmente a que nos esquecemos de viver, aquela em que um dia proporcionaria a interação concreta entre indivíduos; aquela em que a beleza e perfeição irradiante da natureza junto com exemplos de compaixão e amor entre indivíduos dariam força para superar e aceitar o inevitável sofrimento do mundo, mas que foi substituída por conversas eletrônicas. Também, infelizmente, muitos de nós não somos melhores do que vocês que nos antecederam há 90, 100 ou 200 anos atrás, que sonhavam por liberdade de expressão... Vocês que sonhavam em encontrar um pote de ouro no fim do arco-íris, mas que foram corrompidos pelo egoísmo, inveja, ambição pelo poder e assim rodeados por conflitos, guerras e decadência moral e espiritual. Tais descrições não diferem muito do modo em que a nossa adorada, moderna e vigorosa sociedade do séc.XX vive.
Mas não basta isso, temos sede ainda por satisfazer os nossos caprichos sem consideração ao outro. O outro sendo tanto um indivíduo, como um animal ou como a terra que nos proporciona a raiz que nos mantém vivos. Tal comportamento e’ a mera consequência da nossa cegueira. Por não ver as virtudes nos amigos ou inimigos, não temos compaixão para com os nossos semelhantes e deixamos guerras prevalecerem entre nós. Por não enxergar a beleza da natureza que nos rodeia, deixamos a visão de desenvolvimento econômico (industrialização) destruir os tranquilos recantos para nossas almas. Deixamos o verde vibrante das matas, o azul profundo que guardam os segredos das águas, a brisa refrescante do ar que enchem nossos pulmões se transformarem em nada mais que cinzas... deixamos tudo aquilo ser incinerado pelo desejo de ser o primeiro do “ranking” da competição mundial de desenvolvimento econômico, com o ideal de atingir a perfeita qualidade de vida, através de um pais explorando o outro, sem reconhecimento ou respeito para com a cultura, historia ou filosofia daqueles que sofrem as perversas desigualdades .
Mas não basta isso, temos sede ainda por satisfazer os nossos caprichos sem consideração ao outro. O outro sendo tanto um indivíduo, como um animal ou como a terra que nos proporciona a raiz que nos mantém vivos. Tal comportamento e’ a mera consequência da nossa cegueira. Por não ver as virtudes nos amigos ou inimigos, não temos compaixão para com os nossos semelhantes e deixamos guerras prevalecerem entre nós. Por não enxergar a beleza da natureza que nos rodeia, deixamos a visão de desenvolvimento econômico (industrialização) destruir os tranquilos recantos para nossas almas. Deixamos o verde vibrante das matas, o azul profundo que guardam os segredos das águas, a brisa refrescante do ar que enchem nossos pulmões se transformarem em nada mais que cinzas... deixamos tudo aquilo ser incinerado pelo desejo de ser o primeiro do “ranking” da competição mundial de desenvolvimento econômico, com o ideal de atingir a perfeita qualidade de vida, através de um pais explorando o outro, sem reconhecimento ou respeito para com a cultura, historia ou filosofia daqueles que sofrem as perversas desigualdades .
Estamos cegos ao atravessar a rua das nossas vidas... Mas agradecidamente somos guiados pela mídia e propaganda, e ignoramos as crianças que sorriem por amor, que choram por ajuda, que entendem suas pequenas mãos implorando por perdão e compaixão... Faltamos com respeito aos mais idosos, sem o entendimento e a paciência para compreender as reclamações da vida solitária que vivem, nos damos o luxo de não escutar o grito de aviso da nossa intuição para evitar que as nossas almas sucumbam às visões materialistas, envolvidos pelo medo de não ser nada mais que uma ilusão.
Dessa forma vamos vivendo as nossas vidas... Vivemos no medo, na ansiedade, na ociosidade de pensamentos... vivemos a assistir a peça da violência, a escutar a música das máquinas e a sentir o cheiro do carvão e petróleo sendo queimados... Ainda buscamos pela visão e sentimentos de liberdade e felicidade, mas até agora poucos provaram a existência da desconhecida mas ansiada auto-realização.
Assim, dou saudações a futura sociedade em que vivem as suas crianças.
Grande abraço,
Futuro.
Nota do Editor deste Blog: Ontem, por acaso, este texto chegou à minhas mãos. A autora tem apenas 17 anos. Não a conheço, nem sei se tem pretensões de, um dia, tornar-se escritora. Mas, se continuar a escrever com tamanha paixão pela vida e a expressar sua verdade em palavras, sem dúvida, terá um futuro promissor como tal. O texto está reproduzido integralmente, em sua forma original. Parabéns, continue, Helena. Literal e literariamente o mundo está nas mãos da juventude. Façam acontecer ...
Grande abraço para ti e ao - creio que sim, orgulhoso papai - bom amigo Flávio Gadêlha.
Nota do Editor deste Blog: Ontem, por acaso, este texto chegou à minhas mãos. A autora tem apenas 17 anos. Não a conheço, nem sei se tem pretensões de, um dia, tornar-se escritora. Mas, se continuar a escrever com tamanha paixão pela vida e a expressar sua verdade em palavras, sem dúvida, terá um futuro promissor como tal. O texto está reproduzido integralmente, em sua forma original. Parabéns, continue, Helena. Literal e literariamente o mundo está nas mãos da juventude. Façam acontecer ...
sábado, 23 de junho de 2012
Lançamento: 30 de junho
Em seu novo livro, Sete minutos no paraíso, lançado pela Editora Gutemberg, a escritora recifense Rafaella Vieira nos traz as muitas sensações de Raquel, protagonista da história, quando da descoberta da transformação de uma grande amizade de infância em um sentimento mais profundo quando a adolescência entra em cena. Para ela, Diego significava muito mais que uma grande amizade...
Os jovens leitores vão rir, chorar e se identificar com os desastrosos (e gostosos) passos de Raquel na busca insaciável por viver sua paixão. Tratando de temas como a falta de diálogo entre a família, conflitos de gerações, libertação sexual, amizade e o primeiro amor, as situações recorrentes à rotina dos adolescentes são exploradas a partir da visão da protagonista. Vale a pena conferir!
Sessão de autógrafos:
Data: 30 de junho, sábado
Horário: das 19h às 21h30
Local: Saraiva MegaStore do Shopping Recife - Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem - Piso Padre Carapuceiro - Recife (PE)
Horário: das 19h às 21h30
Local: Saraiva MegaStore do Shopping Recife - Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem - Piso Padre Carapuceiro - Recife (PE)
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Fliporto confirma nomes para 2012
Na 4a feira, dia 13/06, em coletiva à imprensa, a equipe da Fliporto, na qual tomo parte como Curador de Literatura Infantil e Juvenil, sendo um dos responsáveis pela programação dos braços Fliporto Criança e Nova Geração, confirmou alguns nomes para o evento. Nestes segmentos, destacamos a vinda da escritora ANA MARIA MACHADO, atual presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) e ganhadora, em 2000, do Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Prêmio Nobel da Literatura Infantil.
Além da escritora Ana Maria Machado, também já estão confirmados os escritores Alexandre de Castro Gomes, Cristina Villaça, Flávia Côrtes, Léo Cunha, Luiz Raul Machado e Paula Pimenta, bem como os ilustradores Cris Alhadeff e Silvino, dentre outros.
A Fliporto 2012, que terá lugar de 15 a 18 de novembro na bela e acolhedora cidade de Olinda, promete ser uma grande festa, recheada de literatura infantil e juvenil da melhor qualidade. Aguardem mais novidades sobre as ações continuadas para este público, bem como a confirmação de novos nomes. Sejam mais que bem vindos.
segunda-feira, 11 de junho de 2012
III CONCURSO CEPE DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES
Premiação totaliza R$ 32 mil reais
A Companhia Editora de Pernambuco - Cepe abriu inscrições até 30 de agosto ao III Concurso Cepe de Literatura Infantil e Juvenil, que tem o objetivo de revelar novos escritores brasileiros e contribuir para a formação de leitores. Os candidatos concorrem a prêmios que totalizam R$ 32 mil: R$ 8 mil para o primeiro colocado de cada categoria, R$ 5 mil para o segundo e R$ 3 mil para o terceiro; e têm a chance de publicação da sua obra pela Cepe Editora.
No primeiro concurso, em 2010, foram inscritas 435 obras, das quais foram publicadas 12. No segundo, realizado no ano passado, foram 333 obras concorrentes, das quais foram selecionadas seis, que serão apresentadas ao público no próximo mês de julho: O mar de Fiote, da mineira Mariângela Haddad; Maria das vontades, da jornalista pernambucana Adriana Victor; e O hipopótamo que tinha ideias demais, da cearense Aline Bussons, todos destinados ao público Infantil. Na modalidade Juvenil, serão lançados O dia em que os gatos aprenderam a tocar jazz, do carioca Pedro Henrique Barros; A valente princesa Valéria, de João Paulo Vaz, também do Rio de Janeiro; e O decifrador de poemas, de Viviane Veiga Távora, de São Paulo.
O concurso é aberto a brasileiros e estrangeiros legalizados, residentes no território nacional, de qualquer idade. Os textos da modalidade Infantil são destinados a leitores de seis a 10 anos de idade e os da modalidade Juvenil são para adolescentes entre 11 e 16 anos. Os interessados poderão se inscrever nas duas modalidades de premiação. As obras serão analisadas por uma comissão julgadora composta de cinco membros, entre especialistas em literatura infantojuvenil e profissionais das áreas de educação e cultura. O regulamento do concurso está disponível no portal da Cepe: http://www.cepe.com.br/
sábado, 2 de junho de 2012
terça-feira, 22 de maio de 2012
Conheçam os criadores da AEILIJ-PE n. 01
Com o intuito de divulgar o trabalho e os criadores de literatura infantil e juvenil associados da AEILIJ-PE junto à sociedade pernambucana, a nossa regional firmou parceria com a Revista Perto de Casa. O resultado desta ação conjunta, que esperamos seja duradoura, já pode ser vista na edição de n. 18 da Revista, que tem circulação gratuita pela Cidade do Recife. Neste número, além de um breve perfil do escritor Tonton, temos dois de seus textos com belas ilustrações de Braga Câmara. Na próxima edição, teremos o perfil e a arte da ilustradora Rosinha. E assim sucessivamente, sempre um escritor e um ilustrador. Esperamos que apreciem!
Parabéns à equipe editorial da Revista Perto de Casa pela bem cuidada edição. Que venham mais exitosos projetos comuns!
sábado, 19 de maio de 2012
AEILIJ Solidária no Peró, com Socorro Miranda
Na tarde desta segunda-feira, a partir da 14 horas, a escritora e associada da regional Pernambuco da AEILIJ, Socorro Miranda estará na Biblioteca Peró e contará muitas histórias reais e encantadas. Será uma tarde mais que especial. Confiram!
Mais informações sobre o INSTITUTO PERÓ ARTE E CIDADANIA podem ser buscadas aqui ou conforme abaixo:
Estacionamento do Shopping Guararapes (saída das Lojas Americanas)
Tel.: (81) 2122-2284 / 2122-2249
E-mail: institutopero@shopping-guararapes.com.br / bibliotecapero@shopping-guararapes.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)